21.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasNematicida da Bayer aumenta em 7,3% a produtividade da batata

Nematicida da Bayer aumenta em 7,3% a produtividade da batata

Após anos de investimento em pesquisas e dezenas de ensaios experimentais na região Centro-Sul do Brasil, a Bayer lança o Verango® Prime para o controle efetivo e de longa duração de nematoides e da Pinta-preta (Alternaria grandis) em batata. O produto apresentou resultados expressivos nas lavouras comerciais com venda assistida, representando um incremento de 7,3% na produtividade média do cultivo, no comparativo com o tratamento padrão do produtor.
 

Os nematoides se encontram no solo e, ao atacarem as raízes e a parte aérea das plantas, roubam nutrientes, que além de impactar na produtividade da cultura, podem acarretar prejuízos estimados em mais de R$ 35 bilhões segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN). De acordo com Fabio Maia, gerente de portfólio de frutas e vegetais da Bayer, os mais comuns na cultura da batata são o nematoide-das-galhas (Meloidogyne) e o nematoide-das-lesões-radiculares (Pratylenchus). “Estes parasitas podem impactar até 12% da rentabilidade da lavoura, por isso nos preocupamos em desenvolver novas ferramentas para auxiliar o agricultor neste desafio”, reforça.
 

Como alternativa para este manejo, o Verango® Prime possui uma tecnologia revolucionária, já que atrela produtividade com sustentabilidade. “Devido ao seu modo de ação, ele protege as plantas dos nematoides, além de ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e operadores. Ou seja, ajuda o produtor a fazer o manejo efetivo de uma forma mais sustentável”, ressalta Maia.
 

A solução atua na redução do nematoide entre uma e duas horas, após a molécula do Fluopiram (ingrediente ativo do produto) ficar em contato ou ser ingerido pelo parasita, caracterizando um rápido efeito de choque. Com esse modo de ação único, há a redução substancial da população ativa, o que impacta positivamente o manejo e traz incremento de produtividade.
 

Além disso, outras estratégias são importantes no manejo das áreas infestadas, como adubação e calagem adequadas, o uso de matéria orgânica no plantio e rotação de culturas. “Essas medidas ajudam na qualidade do solo e fazem com que a planta resista mais ao ataque destes parasitas, porém os nematicidas químicos ou biológicos são imprescindíveis para o manejo”, diz o executivo.
  Além de ajudar o produtor com os nematoides, a solução também é eficiente no controle da Pinta-Preta. O fungo, que dependendo da incidência pode inviabilizar a produção, provoca danos às folhas, reduzindo o vigor e o potencial produtivo do cultivo. Nas áreas testadas, o Verango® Prime também apresentou bons resultados no controle da doença e aumentou em 4,6% a produtividade. “A solução chega para suprir uma necessidade latente dos agricultores, atrelando inovação, sustentabilidade e rentabilidade”, conclui o gerente de portfólio de frutas e vegetais da Bayer.

ARTIGOS RELACIONADOS

Semana de Altas Produtividades em Soja

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) investe de forma sólida e consistente na promoção ...

Floresta de eucalipto

O eucalipto é a espécie arbórea de uso industrial mais plantada no Brasil. Suas folhas ..

Boro líquido proporciona mais produtividade para a batata?

AutoresArnon Higor Leitão Graduando em Engenharia Agronômica - Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP) arnonhigorleitao2@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura -...

Por que a olivicultura atrai produtores de todo o Brasil?

AutoresLuiz Fernando de Oliveira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisas em Olivicultura da Empresa de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!