23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Nematicida da Bayer aumenta em 7,3% a produtividade da batata

Nematicida da Bayer aumenta em 7,3% a produtividade da batata

Após anos de investimento em pesquisas e dezenas de ensaios experimentais na região Centro-Sul do Brasil, a Bayer lança o Verango® Prime para o controle efetivo e de longa duração de nematoides e da Pinta-preta (Alternaria grandis) em batata. O produto apresentou resultados expressivos nas lavouras comerciais com venda assistida, representando um incremento de 7,3% na produtividade média do cultivo, no comparativo com o tratamento padrão do produtor.
 

Os nematoides se encontram no solo e, ao atacarem as raízes e a parte aérea das plantas, roubam nutrientes, que além de impactar na produtividade da cultura, podem acarretar prejuízos estimados em mais de R$ 35 bilhões segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN). De acordo com Fabio Maia, gerente de portfólio de frutas e vegetais da Bayer, os mais comuns na cultura da batata são o nematoide-das-galhas (Meloidogyne) e o nematoide-das-lesões-radiculares (Pratylenchus). “Estes parasitas podem impactar até 12% da rentabilidade da lavoura, por isso nos preocupamos em desenvolver novas ferramentas para auxiliar o agricultor neste desafio”, reforça.
 

Como alternativa para este manejo, o Verango® Prime possui uma tecnologia revolucionária, já que atrela produtividade com sustentabilidade. “Devido ao seu modo de ação, ele protege as plantas dos nematoides, além de ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e operadores. Ou seja, ajuda o produtor a fazer o manejo efetivo de uma forma mais sustentável”, ressalta Maia.
 

A solução atua na redução do nematoide entre uma e duas horas, após a molécula do Fluopiram (ingrediente ativo do produto) ficar em contato ou ser ingerido pelo parasita, caracterizando um rápido efeito de choque. Com esse modo de ação único, há a redução substancial da população ativa, o que impacta positivamente o manejo e traz incremento de produtividade.
 

Além disso, outras estratégias são importantes no manejo das áreas infestadas, como adubação e calagem adequadas, o uso de matéria orgânica no plantio e rotação de culturas. “Essas medidas ajudam na qualidade do solo e fazem com que a planta resista mais ao ataque destes parasitas, porém os nematicidas químicos ou biológicos são imprescindíveis para o manejo”, diz o executivo.
  Além de ajudar o produtor com os nematoides, a solução também é eficiente no controle da Pinta-Preta. O fungo, que dependendo da incidência pode inviabilizar a produção, provoca danos às folhas, reduzindo o vigor e o potencial produtivo do cultivo. Nas áreas testadas, o Verango® Prime também apresentou bons resultados no controle da doença e aumentou em 4,6% a produtividade. “A solução chega para suprir uma necessidade latente dos agricultores, atrelando inovação, sustentabilidade e rentabilidade”, conclui o gerente de portfólio de frutas e vegetais da Bayer.

Inicio Notícias Nematicida da Bayer aumenta em 7,3% a produtividade da batata