23.6 C
Uberlândia
domingo, outubro 6, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosNematoides em soja: tratamento de sementes ou sulco de plantio?

Nematoides em soja: tratamento de sementes ou sulco de plantio?

Ferdinando Marcos Lima Silva
Sergio Luiz de Almeida
Engenheiros agrônomos – Plant Health Care

Os nematoides causam prejuízos significativos em soja, com perdas estimadas de uma a cada 10 safras em todo o país. Em busca de uma diminuição desses parasitas no solo e a minimização de perdas de produtividade, estratégias de manejo devem ser empregadas por agricultores, como: uso de nematicidas químicos e biológicos, plantas resistentes ou tolerantes, rotação de culturas e compostos orgânicos.

Nematicidas são normalmente incluídos no tratamento de sementes, para que estes possam desempenhar seu papel de proteção da soja desde o início de seu ciclo. Todavia, devido ao excesso de produtos competindo para serem usados nesta modalidade de aplicação e a limitação de alguns bionematicidas que sofrem interferência quando misturados a outros produtos químicos, como fungicidas, inseticidas e micronutrientes, o tratamento de sementes no sulco de semeadura ou plantio tem se tornado uma prática alternativa bastante utilizada.

Esta alternativa tem demonstrado boa eficiência de aplicação, garantindo boa performance dos produtos aplicados, havendo um aumento da oferta de equipamentos por diversos fabricantes e ganhos quantitativos e qualitativos da operação.

Ferramentas

Dentre as novas ferramentas para o manejo de nematoides, Teikko™, recém-lançado pela Plant Health Care (PHC), vem se destacando por ser um nematicida à base de peptídeos. Ele apresenta uma série de vantagens sobre os bionematicidas em soja, já que não sofre interferência ou interfere com outros produtos, sejam estes químicos, biológicos ou fertilizantes utilizados em tratamento de sementes e apresenta eficácia consistente mesmo em condições adversas de solo ou estresses climáticos de temperatura e umidade.

Para avaliar a eficiência de Teikko™ nestas diferentes modalidades de aplicação, a PHC conduziu, com pesquisadores independentes, ensaios de pesquisa em diferentes regiões produtoras de soja em Iracemápolis-SP (Plantec), Uberlândia-MG (Juliagro), Rio Verde-GO (AgroCarregal) e Formosa-GO (Staphyt), nesta última safra.

Os resultados demonstraram que Teikko™, aplicado em sulco de plantio na dose de 90 µg/semente (ao redor de 48 g/100 kg de sementes, dependendo do PMS), apresentou um nível de eficiência semelhante ao da dose de 60 ug/semente (ao redor de 32 g/100 kg de sementes, dependendo do PMS), aplicada em tratamento de sementes (dose comercial).

Em ambos os casos, Teikko™ apresentou incrementos de produtividade acima de 6,0 sacos de soja/ha em relação à testemunha sem tratamento, indicando que para a aplicação em sulco de plantio, assim como ocorre para outros produtos biológicos, é necessário utilizar uma dose superior à utilizada no tratamento de sementes.

Ambas as estratégias demonstraram ser eficientes no manejo de nematoides, e a escolha irá depender das condições e implementos disponíveis para o tratamento da semente ou aplicação no sulco de plantio e das preferências do agricultor.

O importante é adotar práticas sustentáveis e eficientes para proteger a lavoura e maximizar a produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores de soja e milho poderão prorrogar parcelas de investimento agrícola

Aprosoja Brasil orienta produtor a procurar agências bancárias de posse de laudo agronômico que comprove a frustação de safra para ter acesso a benefício

Cascudinho-da-soja tem aparecido muito nas lavouras de soja de Mato Grosso

Dentre as pragas que tiveram incidência considerável nas lavouras de Mato Grosso na safra 2021/22,...

Planejamento para a próxima safra de soja: doenças e clima devem ser considerados

Especialista explica a importância do produtor se atentar a fatores que impactam fortemente na rentabilidade das lavouras da oleaginosa

Ciclo de vida das moscas-brancas

Como combater a mosca-branca de vez? Esta é a dúvida que está presente no dia-a-dia de agricultores, principalmente sojicultores. Quando o manejo contra esta praga não é realizado da maneira correta, a produtividade dos grãos sai “voando pelos ares”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!