Nematoides: Estratégias efetivas de controle

0
186

Autores

Vanessa Alves GomesEngenheira agrônoma, mestre em Fitopatologia e doutoranda em Proteção de Plantas – UNESP/Botucatuvavvgomes@gmail.com

Carolina Alves GomesGraduanda em Agronomia – UFV/CRPcarol.agomes11@gmail.com

Planta com nematoide – Crédito: Rosângela Silva

Atualmente, problemas com nematoides estão cada vez mais frequentes. Cada nematoide apresenta condições específicas para o desenvolvimento de seu ciclo de vida e a depender disto pode se tornar importante em uma dada região a partir destas características.

Existem inúmeros gêneros de nematoides fitoparasitas causando problemas em diversas culturas de interesse econômico. No entanto, os nematoides do gênero Meloidogyne e Pratylenchus são os mais encontrados.

Os nematoides das galhas (Meloidogyne spp.) apresentam sintomas bem característicos nas raízes, as galhas. Quando esses nematoides penetram nas raízes, percorrem um caminho até as células da região do parênquima onde estabelecem sítios de alimentação.

Nematoides deste gênero são endoparasitas sedentários, penetram todo o seu corpo dentro do hospedeiro e após o estabelecimento do sítio de alimentação as fêmeas adquirem um formado globoso e se tornam sedentárias. Em seguida, os nematoides fazem uma alteração nas células do seu hospedeiro, transformando-as em células gigantes, de maior tamanho (hipertrofia) e multinucleadas (hiperplasia). Todas essas alterações nas células resultam na presença das galhas que podem ser vistas a olho nu em raízes atingidas por este patógeno.

Nematoides das lesões radiculares

Os nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus spp.) apresentam sintomas bem diferentes dos nematoides das galhas. Nesse caso, é possível ser observadas lesões necróticas e escuras nas raízes. Esses nematoides penetram nas raízes e se alimentam das células do córtex.

Aqui temos um exemplo de nematoides endoparasitas migradores, que penetram todo o corpo do hospedeiro e se locomovem enquanto se alimentam. Todo o caminho que o nematoide percorre se alimentando causa lesões nas raízes, pontuações escuras e necrosadas, sintomas típicos que podem ser vistos a olho nu.

Agressividade

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.