23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasNo dia do agricultor, é preciso valorizar quem tem a responsabilidade de...

No dia do agricultor, é preciso valorizar quem tem a responsabilidade de alimentar o mundo

A produção global de alimentos deve aumentar 50% até 2050 para alimentar aproximadamente 10 bilhões de pessoas no planeta. E para suprir boa parte desta demanda, os agricultores brasileiros cumprirão um papel ainda mais importante.

Com a nobre função de alimentar o mundo, os agricultores têm superado desafios em busca de aumento de produtividade e uma atividade cada vez mais sustentável. Em duas décadas, a produção de grãos cresceu 190% no país, com 240 milhões de toneladas. Esse crescimento é resultado da adoção de tecnologia, aliado a um manejo correto nas áreas produtivas.  

Por isso, no dia dos agricultores queremos agradecer a todos os protagonistas que contribuem para uma agricultura brasileira cada vez mais competitiva.

Campeão de produtividade

Matheus Grossi Terceiro, 26 anos, é filho de agricultor que desbravou o cultivo de soja no Cerrado na década de 1970. Ele é campeão de produtividade no Sudeste na safra 2018/19, com 110,45 sacas por hectare, no desafio do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil). O agricultor de Patrocínio (MG) pretende alcançar 150 sacas por hectare nos próximos anos. “A alta produtividade é resultado de todas as práticas agrícolas adotadas ao longo do ciclo.”

De pai para filha

Luisa Comin, 33 anos, não teve alternativas quando o pai adoeceu. Precisou assumir a propriedade da família em Soledade (RS), onde são cultivados trigo, aveia e soja. Com a perda do pai, ela se tornou a referência para a mãe e a irmã mais nova. Ela diz que não estava preparada para assumir os negócios da família, mas que a missão lhe fez amadurecer ao descobrir como unir a sua feminilidade com o trabalho no campo. “O legado da família é o que motiva a gente. Ter um propósito é o que nos move.“

Tecnologia no campo

Filho de pecuarista, o engenheiro de produção Bruno Almeida Souza, 42 anos, resolveu investir na agricultura há cinco anos. Em Confresa (MT), produz soja e milho de olho na tecnologia. Ele é um dos primeiros agricultores a usarem a plataforma xarvio™ Field Manager no país. A ferramenta ajuda no controle de plantas daninhas, como o capim-amargoso, com aplicações de herbicidas somente nas áreas de infestação. “O mercado está mais competitivo e não possui margem pra erro, por isto tem que fazer bem feito.”

Legado de fibra

Carlos Alberto Moresco, 44 anos, é referência na produção de algodão em Goiás. Os pais eram pequenos agricultores e são a inspiração do presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (AGOPA). Ele acredita que a agricultura é a atividade mais nobre do ser humano. “A gente põe amor na terra e este amor se transforma em produtividade que alimenta o mundo e proporciona bem-estar.”

Superando dificuldades

Produzir até 100 toneladas de cebola por hectare é motivo de orgulho para Vital Braz, 60 anos. O maior produtor de cebola da Paraíba investiu em genética, com o plantio de híbridos mais produtivos. A fertirrigação que fornece água e nutrientes à planta é necessária para o cultivo, mas nem sempre viável devido à escassez hídrica da região. “No campo, o desafio é todo dia cultivar bem feito, tem que caprichar”. 

Parceria de sucesso

Os agricultores enfrentam uma série de desafios todos os dias, como o clima, as oscilações de preços, a incidência de pragas e doenças nas plantações, entre outros. Por isso, as decisões tomadas no curto prazo farão toda a diferença no futuro.

“Ter sucesso na agricultura é um grande desafio e não perpetuá-lo é um grande desperdício. Esta é uma oportunidade de renovar o nosso compromisso de estarmos juntos do agricultor e da agricultora”, fala Marcelo Batistela, diretor de Marketing da BASF. A empresa está próxima do agricultor para entender e atender as suas necessidades, contribuindo assim com uma agricultura cada vez mais sustentável. 

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos o pensamento inovador e a ação realista para criar ideias reais que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2018, nossa divisão gerou vendas de 6,2 bilhões de euros. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.       

ARTIGOS RELACIONADOS

Região do Cerrado Mineiro sedia encontro para discutir plataforma para origem controlada dos cafés

Primeira reunião do grupo de trabalho foi realizada em Patrocínio, Minas Gerais

É possível promover a melhoria da madeira somente com manejo florestal?

Vitor Cezar Miessa Coelho Doutor e engenheiro florestal vitorcoelho63@hotmail.com Em coníferas as estruturas que definem uniformidade e homogeneidade na madeira são os anéis anuais; compostos por lenho...

Guarany lança nova geração doNebulizador/Atomizador a frio

  Um equipamento compacto, de fácil manuseio e transporte e de alta qualidade e eficiência. Essa é a nova geração do Nebulizador/Atomizador a Frio "...

Palini & Alves aposta em equipamentos mais eficazes

No Seminário do Café, a Palini & Alves apresentou três lançamentos, sendo o principal o Lavador de 35 mil litros, que chega para maximizar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!