18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Mercado Nova diretoria da Abisolo toma posse

Nova diretoria da Abisolo toma posse

 

Clorialdo Roberto Levrero - Presidente Abisolo-
Clorialdo Roberto Levrero – Presidente Abisolo-

O segmento de nutrição vegetal exerce importante função tecnológica para aumento da produção e da produtividade agrícola, verificando-se crescentes índices de utilização do insumo pela agricultura moderna e sustentável em todo mundo. No Brasil, o segmento é formado por cerca de 650 empresas de pequeno a grande porte, que geram aproximadamente 13 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 4,4 bilhões (dados de 2014).

Fundada em 2003, a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), com sede em São Paulo, é composta por cerca de 85 empresas fabricantes de fertilizantes orgânicos, organominerais, foliares, condicionadores de solo e substratos para plantas, e tem conquistado vitórias marcantes no lado empresarial. Uma delas foi a isenção de ICMS para matérias-primas usadas na produção de fertilizantes orgânicos para o Estado de São Paulo, como também a isenção para substratos e condicionadores, que antes não eram reconhecidos como insumos agrícolas. Além dessas conquistas, houve ainda a aprovação do Código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) para os fertilizantes de base orgânica.

A desoneração tributária dos produtos constitui um dos objetivos prioritários da associação. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o convênio da Embrapa, o Projeto Alíquota Zero PIS/COFINS para os Fertilizantes Micronutrientes (Molibdênio, Níquel, Cobre, Zinco, Manganês, Boro, Ferro e Cloro), o Projeto de Regulamentação dos Biofertilizantes, as Revisões das Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Desenvolvimento de Estatísticas Mercadológicas representam os vários avanços do setor nos últimos anos.

Para obter essas vitórias, estratégias fundamentais foram implementadas de maneira a fortalecer e valorizar a imagem da entidade como formadora de opinião do agronegócio brasileiro. A associação possui ainda participação ativa em órgãos como a CTIA – Câmara Temática de Insumos Agropecuários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Câmara Setorial de Insumos, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, o Conselho Nacional de Política Fazendária do Ministério da Fazenda (CONFAZ), o Conselho Nacional do Ministério do Meio Ambiente (CONAMA), a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), a Política de Desenvolvimento Produtivo, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Receita Federal e o IBGE.

Uma das linhas de atuação da Abisolo é colaborar na elaboração de uma legislação factível com o desenvolvimento do país, garantindo uma agricultura sustentável. Sua missão é representar o setor empresarial no qual atua, defendendo seus interesses, promover sua integração com órgãos governamentais e entidades representativas da indústria e da sociedade, e atuar na difusão de conhecimento, novas tecnologias e marcos regulatórios, contribuindo de maneira efetiva para a sustentabilidade na agricultura. Nesse sentido, a entidade promove, a cada dois anos, o seu concorrido Fórum, que tem a participação e envolvimento dos mais diversos elos da cadeia de produção deste setor, o evento reuni importantes autoridades, executivos e pesquisadores para a discussão de temas relacionados às formas de tecnologia com vista ao aumento da produtividade, gestão de negócios e a expressão do potencial genético das plantas e este evento vem se consolidando como o maior e mais importante da área de nutrição vegetal na América Latina.

Nova diretoria

Em Novembro de 2015, a Abisolo realizou uma Assembleia Geral Ordinária, na qual foi escolhida a composição da nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2016/2017. O evento, ocorrido em Campinas (SP), contou com a participação de 50 representantes das empresas associadas e referendou a reeleição da atual diretoria. Na sequência, a composição da nova diretoria:

Diretor presidente Clorialdo Roberto Levrero Ítale Fertilizantes
Diretor vice-presidente Francisco Guilherme Romanini BioSoja Fertilizantes
Diretor Administrativo e Financeiro Alexandre D´Agnelo Átria Fertilizantes
Diretor de Relações Institucionais e Comunicação Social Anderson Nora Ribeiro Microquímica Ind. Química
Diretor Técnico de Fertilizantes Organominerais e Minerais de Solo Alessandro Olinda Mesquita Timac Agro Brasil
Diretor Técnico de Fertilizantes Foliares e Biofertilizantes Marcelo Marino dos Santos Omex do Brasil
Diretor Técnico de Fertilizantes Orgânicos, Condicionadores de Solo e Substratos para Plantas Gean Carlos Matias Silva Agrolatino Biotecnologia
Diretor de Meio Ambiente Julio de Souza Stoller do Brasil
1º Suplente de Diretoria Jussara Portella Teodoro Tagma Brasil
2º Suplente de Diretoria Ulisses Girardi Visafertil
3º Suplente de Diretoria Marina Medeiros Lopes Silva Multitécnica Industrial
1º Conselheiro Fiscal Antônio Ricardo Figueiredo Agrocete Ind. Fertilizantes
2º Conselheiro Fiscal Gilberto Pozzan Agrichem do Brasil
3º Conselheiro Fiscal Gustavo Branco Haifa Química do Brasil
1º Suplente de Conselho Fiscal Ricardo Lessa Pansa Nutriplant Ind. Com.

Inicio Mercado Nova diretoria da Abisolo toma posse