32.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiNova opção de porta-enxerto para a citricultura

Nova opção de porta-enxerto para a citricultura

Paula Almeida Nascimento – Doutora em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – paula.alna@yahoo.com.br

Citrus – Crédito: Shutterstock

A citricultura brasileira está vulnerável devido à utilização de poucas combinações entre copas e porta-enxertos. Nos pomares comerciais, o potencial de produção de frutos dos citros é determinado pelo valor genético das variedades de copas e porta-enxertos. A baixa diversificação de cultivares combinada com a alta susceptibilidade das plantas cítricas a pragas e doenças são consideradas as principais vulnerabilidades na citricultura mundial.
A enxertia cria uma associação entre copa e porta-enxerto, geneticamente diferentes, cada qual com suas características, que precisam se relacionar mutuamente com benefícios para que a nova planta seja produtiva.
O uso da enxertia apresenta várias vantagens, como a quebra da juvenilidade das plantas, manutenção da resistência/ tolerância dos citros a fatores bióticos (ex.: doença tristeza dos citros) e abióticos (ex.: eficiência de uso da água e de nutrientes) e aumento da produtividade e qualidade dos frutos.

Alerta

A incompatibilidade é um dos principais fatores que prejudica o rendimento da citricultura. Uniões incompatíveis são frequentemente encontradas quando da enxertia entre plantas com grau de parentesco distante, com exigências nutricionais distintas, com metabolismo, vigor e ciclo de vida diferentes, com diferenças na consistência dos tecidos ou sem afinidade anatômica.
Muitas vezes a incompatibilidade não apresenta sintomas na fase de formação de mudas cítricas, mas aparece quando as plantas já estão formadas no campo.

Evolução da enxertia

No Brasil, o porta-enxerto com elevada concentração nos pomares é o limoeiro ‘Cravo’ (Citrus limonia Osbeck). A maioria das plantas cítricas do Estado de São Paulo, principal polo citrícola nacional, é com a utilização do porta-enxerto limão cravo.
Assim, há necessidade de diversificação de cultivares, o que trará maior rendimento aos pomares cítricos. A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), por meio de programas de melhoramento genético, seleciona genótipos de maior tolerância ou resistência aos estresses bióticos e abióticos.
Desta forma, a escolha do porta-enxerto pode influenciar toda a produtividade do pomar, como o porte das árvores, a suscetibilidade a doenças, a produtividade e a qualidade dos frutos.
Os pesquisadores vêm conduzindo pesquisas direcionadas à obtenção de cultivares, com a recomendação do porta-enxerto citrandarin ‘Índio’.
O citrandarin “Índio”, tangerineira “Sunki” (C. sunki (Hayata) hort ex Tanaka) x Trifoliata (Poncirus trifoliata (L.) Raf.) “English”, ou seja, é um híbrido oriundo da Estação Experimental de Índio, Califórnia, pertencente ao United States Department of Agriculture (USDA), introduzido na Embrapa Mandioca e Fruticultura por intermédio do Instituto de Pesquisa do Centro Sul (IPEACS).
Apresenta elevada produção, copa ereta e porte médio. As folhas trifoliadas são típicas do Poncirus trifoliata. Boa qualidade dos frutos, pequenos e achatados, com peso médio de 60 g.
A maturação é meia-estação, com média de 22 sementes por fruto. Intolerante à seca, resistente à gomose de phytophthora e ao citrus tristeza vírus (CTV). Além disso, possui tolerância à tristeza, ao declínio dos citros, aos viroides de exocorte, adapta-se bem aos solos calcários e possui resistência ao frio.

Influência direta

Na citricultura, os porta-enxertos afetam várias características da variedade copa, como vigor e tamanho da planta, produção de frutos, época de maturação e tamanho dos frutos, coloração da casca e do suco, teor de açúcares e de ácidos dos frutos, permanência do fruto, coloração da casca e do suco, teor de açúcares e de ácidos dos frutos, permanência do fruto na planta, qualidade pós-colheita do fruto, além de conferir tolerância da planta a fatores como salinidade, déficit hídrico, pragas e doenças.
O citrandarin ‘Índio’ tem mostrado excelente comportamento quando enxertado com laranjeiras doces, tangerineiras, limeiras ácidas e pomeleiros. A lima ácida ‘Tahiti’ [Citrus latifolia (Yu. Tanaka) Tanaka] é conhecida e comercializada no mercado brasileiro como limão, razão pela qual também é chamado de limão ‘Tahiti’.

Vantagens

O desempenho produtivo de limeira ácida ‘Tahiti’ sobre porta-enxerto citrandarin ‘Índio’ é satisfatório, porque estimula a formação de plantas com menor altura e volume de copa.
A redução do porte da planta na combinação copa/porta-enxerto é um atributo desejável, pois favorece os tratos culturais, a colheita, possibilita o maior adensamento de plantio e proporciona maior produtividade.
Além disso, outra vantagem da combinação da lima ácida ‘Tahiti’ com o porta-enxerto citrandarin ‘Índio’ foi a eficiência na produtividade, com maior produção de frutos por volume de copa (Rodrigues et al., 2018).

ARTIGOS RELACIONADOS

Uvas: Qual o porta-enxerto ideal?

Os porta-enxertos da videira, conhecidos como cavalos, não produzem frutos, no entanto, são vigorosos e apresentam sistema radicular resistente às pragas e situações adversas do solo, transmitindo seu vigor e resistência para variedades-copa enxertadas.

Doença nas lavouras de citros

No Dia Citricultor (8 de junho), o agricultor que se dedica ao cultivo de plantas cítricas enfrenta ...

Boro reduz taxa de abortamento floral em citros

Para que as plantas cítricas completem seu ciclo de vida, desempenhando funções metabólicas e estruturais de grande relevância para o desenvolvimento vegetal, o boro é um elemento muito importante.

Qual a importância de escolher bem as mudas e porta-enxertos?

AutoresDiego Munhoz Gomes Graduando em Engenharia Florestal - UNESP/FCA diegomgomes77@gmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Samara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Vitor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797