Nova solução biológica potencializa a produtividade das lavouras

0
135
Divulgação

A agricultura é uma atividade que passa por ciclos, que são influenciados não só por fatores naturais, mas também pelo contexto geopolítico do planeta. Como consequência, os custos de produção, dos insumos e das sementes, por exemplo, são afetados em situações de instabilidade. No momento, um dos fatores limitantes é a disponibilidade de fertilizantes, em decorrência do conflito entre Rússia e Ucrânia, cujos impactos são sentidos no mundo todo. Com essa volatilidade, novas estratégias, como o uso de bioinsumos, são fundamentais para aproveitar ao máximo os nutrientes disponíveis no solo.

Nesse cenário, a Gênica, indústria de bioinsumos focada em resultados, qualidade e inovação, lança para o mercado o Inceptor, um inoculante líquido que representa uma alternativa na otimização do uso de fertilizantes no plantio. Produto baseado em tecnologias naturais e composto pelo microorganismo Pseudomonas fluorescens, o Inceptor possui mecanismos de ação para disponibilizar fósforo para diversas culturas.

“O fósforo é um elemento-chave para a nutrição mineral das plantas. Está presente na estrutura, na matriz energética de processos como germinação, fotossíntese, divisão celular e frutificação, por exemplo, e é um dos componentes dos ácidos nucleicos, os tão conhecidos DNA e RNA”, explica o Gerente de Marketing da Gênica Gerson Marquesi.

Com o objetivo de superar o desafio da restrição do fósforo nos solos brasileiros, o Inceptor potencializa a disponibilização deste elemento de forma orgânica e inorgânica, aumentando a eficiência do seu uso e promovendo maior desenvolvimento do sistema das raízes das plantas.

“O desenvolvimento e o estabelecimento radicular inicial de uma cultura estão totalmente atrelados à sanidade e à produtividade. Além disso, plantas com grande volume radicular tendem a sofrer menos estresses bióticos e abióticos, como estiagem, déficit nutricional, doenças, pragas e nematoides. Dessa forma, um produto como o Inceptor, que auxilia na disponibilidade de um elemento já presente no solo, faz todo sentido para o sistema produtivo”, detalha Marquesi.

Para alcançar esse aumento da eficiência de absorção de nutrientes e otimizar os resultados da aplicação do produto, Marquesi reforça que práticas básicas também devem ser bem executadas, como diagnóstico de fertilidade do solo, correção e condicionamento, aumento da matéria orgânica (rotação, adubação verde e adubação orgânica) e definição adequada de quantidade, fonte, momento e modo de aplicação do Inceptor. 

Outra vantagem que este inoculante líquido traz aos agricultores é minimizar o impacto dos custos de produção. “Nosso objetivo com o Inceptor é oferecer maior eficiência da adubação fosfatada, maior desenvolvimento radicular para a planta e maior produtividade aos nossos clientes, com custos de produção inferiores”, esclarece.

Este lançamento reafirma o compromisso e a presença da Gênica no Brasil, como analisa o Gerente de Marketing da empresa. “Este País não é considerado o celeiro do mundo à toa. O Brasil tem um potencial agrícola enorme a ser explorado. A Gênica oferece a esse propósito soluções e lançamentos no ramo do manejo biológico para que os produtores ganhem em quantidade e qualidade, a partir de uma ótima relação custo-benefício”.

Num cenário em que a agricultura brasileira enfrenta a necessidade de equilibrar a produção interna e a importação de fertilizantes, o objetivo é reduzir a dependência externa deste recurso. “O Inceptor figura como uma opção sustentável, tanto do aspecto ambiental como, principalmente, econômico”, finaliza Gerson Marquesi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!