18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Nova variedade de uva gourmet sem sementes

Nova variedade de uva gourmet sem sementes

Uva – Crédito Embrapa Uva

O Semiárido Nordestino, principal região produtora e exportadora de uvas de mesa do Brasil, conta agora com mais uma cultivar para se diferenciar no mercado: a uva BRS Melodia. Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, coordenado pela Embrapa, ela levou duas safras para receber um protocolo de manejo especial para a região do Vale do Rio São Francisco.

Desenvolvida originalmente para regiões de clima temperado e lançada em 2019, a BRS Melodia chamou a atenção do setor produtivo que, em parceria com a Embrapa, contribuiu com a validação do sistema de cultivo para a região tropical.

Ela partilha o nicho de mercado explorado pela BRS Vitória, a primeira cultivar de uva da Embrapa a se tornar um ícone da viticultura da região, ao quebrar vários paradigmas e ganhar espaço no mercado internacional.

“As cultivares de mesa desenvolvidas pela Embrapa são bastante adaptadas às condições brasileiras, mas sempre antes de recomendar uma nova cultivar para uma região, é feita a validação em parceria com técnicos e produtores”, explica a pesquisadora Patrícia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento ‘Uvas do Brasil’.

Ela conta que a validação da BRS Melodia começou no Vale do São Francisco em 2019, em parceria com 12 produtores, em cujas áreas foram plantadas cerca de 50 mudas para testar os sistemas de condução, como latada e Y e espaçamento entre as plantas.

No Semiárido, em especial, a equipe trabalhou intensamente para ajustar as indicações de poda, para melhorar a expressão da fertilidade de gemas e o manejo dos cachos, para garantir a ausência de sementes, o sabor e a uniformidade da cor rosada, que passa a ser vermelha, com o uso de bioestimulantes à base de etephon e ácido abscísico, produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“A viabilidade da produção da BRS Melodia com essa cor vermelha uniforme só foi possível com o uso desses bioestimulantes, sem eles ela fica bicolor, uma característica que não é muito bem aceita pelo mercado”, revela a pesquisadora.

As informações coletadas por pesquisadores, produtores e técnicos ao longo do período deram origem ao sistema de manejo disponível na publicação: BRS Melodia: manejo da cultivar de uva rosada, sem sementes, com sabor gourmet, para produção na região do Submédio do Vale do Rio São Francisco.

Ela traz as principais orientações para garantir o êxito da produção da cultivar na região, desde a escola do porta-enxerto até recomendações da pós-colheita da fruta. Além da publicação, a equipe técnica e convidados produziram uma série de vídeos para ajudar na divulgação dessas informações, que estão disponíveis em uma playlist especial no Youtube.


Portfólio de uvas sem sementes

A BRS Melodia é “irmã” da cultivar BRS Vitória – ambas as cultivares são resultados da mesma linha de cruzamento. Além delas, o portfólio de uvas sem sementes da Embrapa para a região tropical conta com a BRS Isis, também conhecida no exterior como Iris.

As três cultivares podem ser cultivadas com poucas alterações no sistema de manejo, garantindo duas safras anuais, chegando à marca das 50 toneladas por hectare por ano. “Diversidade e novidade são questões importantes para conquistar e manter compradores de uva. Além disso, a característica de ser sem semente tem ganhado cada vez mais espaço no mercado”, comenta Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, engenheiro agrônomo e chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Inicio Destaques Nova variedade de uva gourmet sem sementes