18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Lançamentos Novo biostimulante da Green Has Brasil

Novo biostimulante da Green Has Brasil

Crédito: Miriam Lins

A Green Has Brasil é uma empresa brasileira que tem como sócia a empresa Green Has Itália, empresa italiana especializada em pesquisa e produção de fertilizantes especiais para a nutrição de plantas. Na linha de Projetos de ‘novos bioestimulantes’, a empresa desenvolveu na Itália o Kiem®, um produto que garante energia máxima para as sementes.

Kiem é composto exclusivamente de extratos vegetais selecionados após profundo estudo da fisiologia da semente, além do nutriente molibdênio.

A Green Has Itália, que possui orientação alinhada com a agricultura orgânica, considerou essencial ter na sua linha de fertilizantes especiais um produto com efeito relevante para as sementes. Dessa forma, em parceria com o Departamento de Ciências da Universidade de Torino, importante centro de pesquisa localizado no noroeste da Itália, a Green Has realizou estudos sobre a expressão gênica para identificar os mecanismos de ação que atuam nas sementes e nas raízes.

Assim, surgiu o Kiem® que possui como principais ações especificas:

” Aumento significativo na % de germinação de sementes incubadas após 72 h a 35°C;

” Aumento na área de sementes, perímetro, comprimento e largura, de acordo com software de análise da Smart Grain;

” A atividade do sistema antioxidante revelou menor quantidade de peróxido de hidrogênio;

Estudos de expressão gênica revelaram que:

ð Regula positivamente genes que codificam grupos de metil-transferase, proteínas envolvidas na resposta ao estresse abiótico e em outros processos, incluindo o reparo do DNA, importante mecanismo para o sucesso na germinação de sementes.

ð Efetivo no processo para diminuir a absorção de água em favor da prevenção de danos celulares.

Cultura Doses
Cereais sementes pequenas (Trigo, cevada) 200 ml/100 kg semente
Soja, feijão 100 ml/100 kg semente
Milho 150 ml/100 kg semente

O uso do Kiem na dose entre 100 – 200 ml para 100 kg de sementes, tanto para cereais (milho, trigo) como para leguminosas, demonstrou que:

º Maximiza a germinação das sementes, mesmo em condições de estresses abióticos;

º Permite que as plântulas superem o estresse abiótico;

º Aumenta a produtividade da cultura.

O Kiem® teve toda sua pesquisa de campo realizada no Brasil e agora está sendo preparado o seu lançamento no Brasil em 2019 para a safra verão 2019/20 pela Green Has do Brasil, após três anos de testes de campo bem-sucedidos, obtidos tanto por testes a campo quanto por testes realizados por instituições de pesquisa.

Em outras áreas, a Green Has Itália também se posicionará para aplicações industriais em parcerias com empresas produtoras de sementes.

Comparação das porcentagens de germinação entre sementes de soja tratadas com Kiem ou não tratadas, incubadas no escuro a 35°C.

Placas de Petri – sementes germinadas no escuro a 35 °C em condições de estresse

O lançamento do Kiem é uma das principais realizações do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Green Has Itália, que recebeu recentemente novas e empolgantes inovações em suas instalações no Centro de Pesquisa em Canale D’Alba, sede da empresa na Itália, além de uma estufa recém-construída com a mais alta tecnologia.

A Green Has Itália é ciente de que a inovação é a base da competitividade, do crescimento e o futuro de uma empresa com atuação no mercado internacional.

Inicio Lançamentos Novo biostimulante da Green Has Brasil