18.1 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Novo fertilizante foliar blinda plantas da folha até a raiz

Novo fertilizante foliar blinda plantas da folha até a raiz

Crédito Kimberlit
Crédito Kimberlit

As variações climáticas são cada vez mais impactantes e determinantes na agricultura, e com isso o produtor vive uma constante luta contra as intempéries para tentar blindar sua lavoura. Modificar o tempo e o clima ainda não é possível, mas já existem tecnologias que ajudam a aumentar a resistência das plantas, minimizando os impactos climáticos.

A novidade no mercado é o fertilizante foliar Hulk, desenvolvido pela Kimberlit Agrociências, empresa especializada em nutrição e fisiologia vegetal, de Olímpia, no interior paulista. A Kimberlit possui certificação ISO 9001 desde 2005 e três laboratórios internos, sendo um para controle de qualidade e dois para desenvolvimento de novos produtos.

Características

O produto possui em sua composição nutrientes e substâncias orgânicas capazes de induzir os genes de resistência em plantas, agindo nutricionalmente e fisiologicamente contra os estresses abióticos e bióticos. Ou seja, atua promovendo a maior produção de proteínas PR (proteínas resistentes à patogenicidade) nas culturas submetidas a: pragas, doenças, falta de água, excesso de luminosidades e nematoides (vermes de solo).

Segundo o engenheiro agrônomo, Juscelio Ramos de Souza, mestre em fitotecnia e pesquisador da Kimberlit Agrociências, o Hulk é o único indutor de resistência do mercado com ação de translocação nas plantas, aplicado via folha, que consegue agir até o sistema radicular. “O produto pode ser posicionado em todas as fases fenológicas das culturas, aumentado os níveis de substâncias de defesa, como: glucanases, defensinas, peroxidas, quitinases e tioninas“, diz.

Resultados comprovados

O Hulk foi desenvolvido para todas as culturas de interesse econômico, entre elas: algodão, café, citros, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja e tem mostrado grande eficiência em todas elas.

Segundo o especialista da Kimberlit Agrociências, diversos resultados de pesquisas em instituições e áreas experimentais em propriedades (campos de produtores) já demonstraram a eficiência do fertilizante em induzir a resistência em plantas. “Os resultados já foram comprovados na indução de resistência ao ataque de nematoides na cultura da soja, em experimentos conduzidos na Fundação MT em Rondonópolis (MT), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/RJ) e Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul“, diz Souza.

Experimento realizado na cultura da soja pela SEEDS consultoria em Passo Fundo, na safra 2016/17, comprovou a eficiência do fertilizante no ganho de produtividade.  Ao utilizar apenas os fungicidas padrão no manejo fitossanitário da soja, foram colhidas 67 sacas de soja por hectare. Já ao utilizar o Hulk via aplicação foliar associada aos fungicidas, houve um salto para 72,9 sacas da oleaginosa por hectare, um aumento de mais de cinco sacas por hectare.

A empresa

A Kimberlit, que estará presente nesta edição do Congresso da ANDAV, foi fundada em 1989 Batatais (SP), e surgiu para oferecer soluções em fertilizantes foliares. Em 1998 a empresa foi transferida para a cidade de Olímpia (SP), sua sede atual, onde passou a produzir sua própria matéria-prima, verticalizando a cadeia produtora, o que significou um salto estratégico, pois passou a ter controle total sobre a qualidade dos seus produtos acabados.

Hoje a Kimberlit ocupa uma área de 210 mil metros quadrados e conta com aproximadamente 200 funcionários e 250 distribuidores em todo o Brasil. Sua equipe é composta por engenheiros agrônomos e pesquisadores responsáveis por acompanhar e desenvolver o que há de mais moderno para a nutrição e fisiologia vegetal.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Novo fertilizante foliar blinda plantas da folha até a raiz