Novos híbridos de tomate

0
74
Tomate Garra F1 – Agristar do Brasil

Em 2021, a linha Topseed Premium lança o tomate Garra F1, indicado principalmente para o período de chuva (verão) das regiões Sudeste, Centro-Oeste e algumas áreas do Nordeste

Fatores como luminosidade, qualidade do solo, clima e resistência às doenças podem influenciar diretamente no cultivo de tomates. Elementos que o produtor deve considerar ao buscar o material que melhor se encaixa na sua propriedade.

Por isso, pensando nas diversas realidades existentes no País e para garantir produtividade e qualidade ao agricultor, a Topseed Premium, linha de sementes de alta tecnologia da Agristar do Brasil, desenvolve seus híbridos de tomate analisando o seu comportamento e sua evolução em cada região, por meio de estações experimentais localizadas em áreas estratégicas em São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Santa Catarina.

O especialista em Tomates e Pimentões da Agristar do Brasil, Thiago Teodoro, explica que é preciso ter conhecimento sobre as diferentes regiões do país, para que assim seja possível selecionar os melhores produtos para atender às necessidades específicas de cada produtor.

“Em primeiro lugar é preciso entender como funciona o mercado nacional de tomates. Hoje temos um trabalho focado em selecionar e conhecer muito bem um híbrido antes de levar ao campo, por isso contamos muito com nossas estações experimentais, onde testamos em diferentes épocas do ano”, pontua.

Ele explica ainda que, a partir daí, são observados o tipo de tomate, a qualidade do fruto, a tolerância às doenças e o seu potencial produtivo, já que cada região do país tem um clima específico. “Por isso é importante ter as estações experimentais para termos uma abrangência nacional de seleção de produtos”, afirma o especialista.

Após as fases de testes internos, também testamos nos produtores de uma forma mais regionalizada, realizando um filtro e identificando o melhor híbrido para determinado local. Somente após estas etapas é que iniciamos as fases de produções de sementes para a comercialização”, revela Teodoro.

O processo de desenvolvimento é feito para obter maior garantia de êxito no cultivo. “Nós estamos crescendo e amadurecendo. Já temos um bom know-how no mercado de tomate, o que se torna um diferencial”, finaliza o especialista.

A Agristar do Brasil possui um portfólio amplo e diversificado de tomates, procurando cada vez mais incorporar e melhorar os pacotes de resistências de acordo com o que cada região necessita.

Lançamento 2021

O tomate Garra é o lançamento da Topseed Premium para 2021. O híbrido do segmento Salada possui como um dos seus diferenciais a excelente sanidade foliar, importante para o período chuvoso, já que é uma época complicada de produção de tomates.

Outro destaque do tomate Garra está relacionado ao pacote de resistências, por apresentar dupla resistência a viroses: o TYLCV (geminivirus) e o TSWV (Vira-cabeça), que causam grandes danos econômicos à cultura do tomateiro, além de outros requisitos como excelente uniformidade de fruto e muito boa pós-colheita.

 “É um produto muito seguro e indicado para períodos críticos de produção nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e algumas áreas do Nordeste”, sinaliza o especialista Thiago Teodoro.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.