21.2 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioNotíciasNutrição equilibrada e boa genética pautam o sucesso na produção de suínos

Nutrição equilibrada e boa genética pautam o sucesso na produção de suínos

Divulgação

Um atleta de alta performance, quando está em uma competição, no ápice da prova, para atingir o melhor resultado e chegar ao ponto mais alto do pódio, precisa naquele momento expressar todo o seu esforço e capacidade. Na criação de suínos esse cenário é semelhante, a única diferença é que os animais durante o processo produtivo têm várias fases de crescimento, ou seja, passam por diversas competições e precisam ser o mais eficientes possível em cada uma delas, mesmo com exigências nutricionais diferentes.

Para que os animais possam expressar todo o seu potencial genético e tenham longevidade dentro do plantel, é necessário que haja manejo e planejamento nutricional adequados. A importância da nutrição de qualidade e do correto manejo para melhorar o desempenho é fundamental principalmente às matrizes, que são peças fundamentais na evolução e manutenção do rebanho com foco em lucratividade.

De acordo com Beate von Staa, proprietária da Topgen, marca brasileira especializada em genética suína, a formulação da dieta é um dos segredos para um bom desempenho dos animais, afinal, ela deve ser balanceada, com minerais e vitaminas. “É preciso ingredientes de boa qualidade, principalmente em relação à quantidade e disponibilidade de nutrientes e à pureza (livres de micotoxinas e de contaminantes). Também é fundamental monitorar a qualidade e a correta conservação dos ingredientes, pois qualquer tipo de fungo pode ser suficiente para causar contaminação”, destaca.

A aquisição de concentrados, núcleos, premixes e outros produtos a serem utilizados no preparo das rações, precisam também de cuidados. Segundo a especialista, o recomendado é sempre verificar se a empresa está registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que, portanto, correspondam às especificações legais e técnicas e seguem as normas de boas práticas de fabricação de produtos para alimentação animal.

Tendo total segurança da procedência e armazenamento dos ingredientes, o próximo passo é se atentar com a formulação da ração dos animais. É recomendado que essa seja feita por um nutricionista, veterinário ou zootecnista com especialização em nutrição, que saiba realizar o equilíbrio necessário. “Esse cuidado é fundamental, pois cada fase da etapa da criação tem uma demanda específica nutricional, portanto, é preciso atenção com a dieta pois queremos que os animais cresçam rápido, mas sem excesso de peso”, diz Beate.

Cuidados adicionais

Divulgação

O manejo nutricional dos animais está diretamente ligado aos ganhos econômicos do produtor, não somente pela engorda deles, mas também pela eficiência dessa alimentação. O primeiro ponto é evitar desperdícios, pois excesso de ração no cocho pode resultar em sobrepeso e consequentemente mais gordura (fora dos padrões do mercado).

O segundo ponto é ter atenção com o oposto, ou seja, a baixa oferta de alimento. “A escassez de comida também estressa os animais, além da falta de nutrientes que pode causar canibalismo, portanto, o nosso desafio é achar esse meio termo. Aqui na Topgen investimos na nutrição automatizada, com uma precisão para cada fase, pois a formulação é realizada pelo computador para cada peso do animal”, diz Beate.

Genética é fundamental

Nos últimos anos, os programas de melhoramento genético focaram na seleção de animais com menos gordura e maior conversão em carne, estes são mais eficientes economicamente. Quando falamos em matrizes, é precioso um controle rígido na uniformidade da camada de gordura (espessura de toucinho) e o escore corporal. Afinal, fêmeas muito magras não produzem leite suficiente, já aquelas acima do peso podem ter a fertilidade comprometida.

Com linhagens 100% adaptadas ao ambiente brasileiro (clima, instalações), plantel estabilizado e uniforme, a Topgen proporciona os diferenciais competitivos para o produtor, consumidor e frigorífico. Para os produtores, o trabalho desenvolvido ao longo desses últimos anos pode garantir alta rentabilidade da granja (animais dóceis, rusticidade e longevidade, produtividade e eficiência da progênie). Já o mercado consumidor tem a garantia de carne saborosa e gordura intramuscular em níveis ótimos (2%). Por sua vez, os frigoríficos têm a certeza de rendimento de carcaça e uniformidade. “O nosso trabalho na seleção está focado em resultados aos clientes”, finaliza a proprietária da Topgen.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lavoura de feijão aumenta em 12,8% sua produtividade com o uso de fertilizante biológico

A fazenda Santa Fé, em Acreúna (GO), investiu em uma nova tecnologia para aumentar a produtividade e a qualidade de suas safras de feijão...

A integração entre Bionat, Kimberlit e Loyder promove o desenvolvimento do Vanguard Team

Time formado por especialistas do setor Agrícola chega para agregar mais valor ao campo, buscando através de conhecimentos multidisciplinares inovar nas pesquisas e desenvolvimento de soluções, levando experiência e informações até o Agricultor.

Sojicultores com maiores produtividades na safra 2018/19 serão premiados em Londrina

O manejo eficiente das lavouras de soja, com o uso correto dos produtos e investimento em tecnologia, contribui para o aumento de produtividade. A BASF faz...

Algaren® + Calboron® na produção de alface de alta qualidade

Eng. Agr.Juliano Gullo de Salvo Mestre em Solos e Nutrição de Plantas e coordenador técnico da Green Has do Brasil detec@greenhb.com.br Eng. Agr.Clevison Michelon Especialista...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!