20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasNutrição foliar - Correção imediata das deficiências

Nutrição foliar – Correção imediata das deficiências

Autora

Camila Leite Santos
Graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
camila_leite96@hotmail.com

A nutrição foliar visa fornecer nutrientes às plantas de forma prontamente absorvível, sendo que a correção imediata das deficiências é o objetivo principal, além de ser uma técnica complementar a adubação via solo, o que favorece o fornecimento adequado de nutrientes para potencializar a produção, promovendo rápida absorção e maior aproveitamento do adubo aplicado.

Neste tipo de adubação são utilizados macro e micronutrientes, permitindo a suplementação da planta em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Por onde começar

A nutrição foliar pode ocorrer em diversas fases, sendo classificada como nutrição foliar preventiva, corretiva quando se identifica deficiência nutricional, substitutiva utilizada mais comumente para micronutrientes, complementar quando é aplicada junto à adubação via solo e estimulante da adubação foliar sobre a adubação radicular.

Culturas beneficiadas

Espécies do gênero Eucalyptus vêm sendo beneficiadas pela nutrição foliar, assim como o cafeeiro (Coffea sp.). A capacidade de absorção foliar pode ser diminuída ou aumentada, pela influência de fatores externos e internos.

Os principais fatores externos são temperatura, luz, vento e umidade relativa do ar. Já os principais fatores internos são umidade da cutícula, idade e superfície foliar, além do estado nutricional da planta.

Vale ressaltar que a adubação foliar não deve substituir a nutrição via solo, além de que a dosagem recomendada para cada espécie deve ser recomendada por análises químicas do solo ou dos tecidos vegetais, diagnóstico de sintomas visuais de deficiência nutricional.

ARTIGOS RELACIONADOS

‘Não temos partido. Nosso partido é o café’, afirma presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado

O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, foi uma das grandes personalidades que participaram do primeiro dia da 26ª edição da Fenicafé.

Maior enraizamento do tomate é alcançado com algas marinhas

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Café Robusta Amazônico

Saiba mais sobre o café robusta amazônico

Cuidados especiais – Cafeeiros novos, tombados pelo vento

Autores José Braz Matiello Engenheiro agrônomo - Fundação Procafé José Renato Dias Lucas Franco Engenheiros agrônomos Hernane de Souza Tecnólogo em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!