20.5 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasNutrição foliar - Correção imediata das deficiências

Nutrição foliar – Correção imediata das deficiências

Autora

Camila Leite Santos
Graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
camila_leite96@hotmail.com

A nutrição foliar visa fornecer nutrientes às plantas de forma prontamente absorvível, sendo que a correção imediata das deficiências é o objetivo principal, além de ser uma técnica complementar a adubação via solo, o que favorece o fornecimento adequado de nutrientes para potencializar a produção, promovendo rápida absorção e maior aproveitamento do adubo aplicado.

Neste tipo de adubação são utilizados macro e micronutrientes, permitindo a suplementação da planta em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Por onde começar

A nutrição foliar pode ocorrer em diversas fases, sendo classificada como nutrição foliar preventiva, corretiva quando se identifica deficiência nutricional, substitutiva utilizada mais comumente para micronutrientes, complementar quando é aplicada junto à adubação via solo e estimulante da adubação foliar sobre a adubação radicular.

Culturas beneficiadas

Espécies do gênero Eucalyptus vêm sendo beneficiadas pela nutrição foliar, assim como o cafeeiro (Coffea sp.). A capacidade de absorção foliar pode ser diminuída ou aumentada, pela influência de fatores externos e internos.

Os principais fatores externos são temperatura, luz, vento e umidade relativa do ar. Já os principais fatores internos são umidade da cutícula, idade e superfície foliar, além do estado nutricional da planta.

Vale ressaltar que a adubação foliar não deve substituir a nutrição via solo, além de que a dosagem recomendada para cada espécie deve ser recomendada por análises químicas do solo ou dos tecidos vegetais, diagnóstico de sintomas visuais de deficiência nutricional.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vantagens da fibra de coco

Dentre os substratos utilizados na agricultura, a fibra de coco é considerada matéria-prima importante na produção de substratos de boa qualidade para a produção de mudas ou cultivos sem o uso do solo.

Brandt do Brasil auxilia produtores do Espírito Santo a elevar produtividade com consorciação de café e mamão

O que há em comum entre o café conillon e o mamão no Espírito Santo? “A consorciação da bebida com a fruta tem proporcionado...

Tratamento de sementes pode beneficiar as raízes das plantas?

AutoraNilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Os elementos fundamentais para o cafeeiro

O cálcio é um dos macronutrientes mais exigidos pelo cafeeiro, perdendo apenas para o nitrogênio e o potássio. Em concentrações adequadas, ele proporciona melhor desenvolvimento das gemas, maior retenção de folhas e um bom desenvolvimento do sistema radicular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!