23.5 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiNutrição inteligente na produção de beterraba

Nutrição inteligente na produção de beterraba

Isabela Ribeiro Martins

Gabriel Ferraresi Hidalgo

Graduandos em Engenharia Agronômica – UNESP/FCAT

Pâmela Gomes Nakada Freitas

Engenheira agrônoma e professora assistente – UNESP/FCAT

pamela.nakada@unesp.br

Fotos Shutterstock

O nitrogênio se destaca dentre os nutrientes mais exigidos pela cultura da beterraba, pois promove a expansão foliar e o maior acúmulo de massa de raízes, além das folhas. Também é constituinte de várias moléculas orgânicas, tais como proteínas, ácidos nucleicos e clorofila.

O nitrogênio contribui para o aumento da produtividade por promover a expansão foliar, sendo este fator importante para a fotossíntese, e mais acúmulo de massas e raízes. Exerce grande efeito no crescimento das plantas e na qualidade dos produtos vegetais.

 

Eficiência

O manejo criterioso da adubação consiste em otimizar a produtividade, satisfazendo as necessidades nutricionais da cultura pela adoção de técnicas que propiciam maior eficiência no uso dos adubos. A aplicação racional de fertilizantes exige o conhecimento da disponibilidade de nutrientes, das exigências nutricionais da cultura e da avaliação do estado nutricional das plantas.

O uso de adubação nitrogenada em beterraba é de extrema importância, porém, a dose deve ser estudada para entender a recomendação ideal para cada região.

Observa-se, na literatura, a existência de diferentes quantidades de N recomendadas para a beterraba de mesa. Isso se deve às diferentes exigências nutricionais das cultivares utilizadas, às diferentes densidades de plantio e também aos diversos tipos de solo e clima.

Devido à sua alta exigência e instabilidade no solo, as adubações nitrogenadas para as culturas não leguminosas se dão em altas doses. Porém, adubações excessivas contendo N podem afetar a qualidade da raiz. O uso deste nutriente necessita de um manejo adequado, enfatizando o ponto de vista ambiental, pois o excesso de nitrogênio sendo facilmente lixiviado pela água da chuva ou da irrigação pode atingir o lençol freático do solo.

 

Mais produtividade

 

As doses de N influenciam diretamente no peso médio e na produtividade das raízes de beterraba. A adubação é uma prática agronômica fundamental para se obter altas produtividades e também raízes e folhas com boa qualidade comercial e nutricional.

BARBOSA et al. (2015) cita em seu trabalho que as doses de nitrogênio influenciaram a produtividade das cultivares de beterraba estudadas, promovendo ganho de produtividade até um determinado limite, sendo os maiores valores observados de 37,56 e 37,79 t ha-1 para as doses de N de 100 e 110 kg ha-1 para as cultivares Bohan e Boro, respectivamente.

Houve resposta positiva às doses de nitrogênio para o peso médio das raízes, sendo a maior média observada de 80,76 g, verificada na dose de N de 155 kg ha-1.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mudas de qualidade é com a Flora Brasil

O Viveiro Flora Brasil é especialista na cultura do maracujá há mais de 30 anos, e já produziram mais de 100 milhões de mudas de todas as cultivares plantadas no Brasil.

Você realmente sabe adubar seu cafezal?

Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Fabrício Custódio de Moura Gonçalves fabricio-moura-07@hotmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos em Horticultura " UNESP/Botucatu Muitos técnicos e cafeicultores, ao recomendarem...

Erros na adubação a lanço

A adubação a lanço é uma prática comum em várias etapas do manejo das culturas anuais e perenes ...

Novas tecnologias revolucionam tratamento de sementes

  A busca por altos rendimentos, em qualquer cultura, começa com a escolha do cultivar de maior potencial de rendimento e adaptado à região de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!