18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques O caminho para a certificação da sua lavoura

O caminho para a certificação da sua lavoura

Andreza Sebaio e Tiago Bernardes, na Fazenda Ouro do Cerrado Crédito: Cerrado Consult

A certificação agrícola é um conjunto de normas e procedimentos que têm como finalidade criar um padrão para garantir a qualidade de determinado produto. Existem vários selos de certificação agrícola, cada um com uma norma específica para a cultura que se deseja certificar. Os selos de certificação agrícola, além de agregar credibilidade ao produto, atraem valor e melhores oportunidades de negócios.

A certificação agrícola veio com o objetivo de proporcionar às propriedades uma melhor gestão, criando processos e procedimentos para que cada vez mais as propriedades se tornem mais organizadas, atendendo requisitos de gestão, sustentabilidade e meio ambiente.

O trabalho é contínuo na redução de uso de produtos químicos para o manejo e responsabilidade social, levando a propriedade a atender cada vez mais as legislações brasileiras e requisitos internacionais. Atualmente, muitos produtores vêm buscando certificar a propriedade com a finalidade de melhorar e otimizar seus processos de produção e organizar a propriedade de um modo geral.

Além da organização, responsabilidade social, cuidados com meio ambiente, gestão de uso de defensivos agrícolas, rastreabilidade do produto e padronização de processos, o selo de certificação Rainforest Alliance proporciona ainda à propriedade certificada o pagamento de um prêmio, o qual chamamos de ágio de café certificado, que incentiva ainda mais os produtores a buscarem os selos de certificação.

A certificação agrícola vem cada vez mais ganhando forma e espaço no mercado brasileiro, devido à grande demanda de produtos de qualidade por países que exportam do Brasil.

Porteira adentro

Há mais de 30 anos, a família Sebaio veio para a região do Cerrado Mineiro e fez seus primeiros plantios de café na cidade de Patrocínio, mantendo sua tradição como produtores de café do Estado do Paraná.

Com o passar dos anos, suas filhas cresceram e uma delas, Andreza Sebaio, aprendeu a amar a cultura do café e, como resultado, optou por se dedicar ao segmento. Nunca desistiu da cafeicultura na região do Cerrado Mineiro.

Com o passar do tempo, começou a trabalhar com agricultura familiar, tornando seu sonho realidade e criando sua própria marca de café, chamada Sebaio Coffee, que produz e comercializa cafés especiais de sua fazenda certificada com respeito ao meio ambiente, social e à gestão econômica da propriedade.

Certificação

A fazenda Ouro do Cerrado adquiriu seu primeiro selo de certificação no ano de 2018 e, com ela, além de melhorar seus processos, respeitar o meio ambiente e seus trabalhadores, passou a agregar valor financeiro ao seu café, tendo recebido um valor a mais na saca de café por cumprir com o protocolo Rainforest Alliance e Certifica Minas Café.

“Com o valor do prêmio recebido toda safra, conseguimos adquirir equipamentos e cada vez mais melhorar a estrutura da fazenda e trazer mais conforto aos funcionários. Foi a melhor decisão que tomamos ao procurar a Cerrado Consult para iniciarmos o processo de certificação na fazenda”, declara Andreza Sebaio.

Inicio Destaques O caminho para a certificação da sua lavoura