27.5 C
Uberlândia
quarta-feira, novembro 8, 2023
- Publicidade -
InícioDestaquesO caminho para a certificação da sua lavoura

O caminho para a certificação da sua lavoura

Andreza Sebaio e Tiago Bernardes, na Fazenda Ouro do Cerrado Crédito: Cerrado Consult

A certificação agrícola é um conjunto de normas e procedimentos que têm como finalidade criar um padrão para garantir a qualidade de determinado produto. Existem vários selos de certificação agrícola, cada um com uma norma específica para a cultura que se deseja certificar. Os selos de certificação agrícola, além de agregar credibilidade ao produto, atraem valor e melhores oportunidades de negócios.

A certificação agrícola veio com o objetivo de proporcionar às propriedades uma melhor gestão, criando processos e procedimentos para que cada vez mais as propriedades se tornem mais organizadas, atendendo requisitos de gestão, sustentabilidade e meio ambiente.

O trabalho é contínuo na redução de uso de produtos químicos para o manejo e responsabilidade social, levando a propriedade a atender cada vez mais as legislações brasileiras e requisitos internacionais. Atualmente, muitos produtores vêm buscando certificar a propriedade com a finalidade de melhorar e otimizar seus processos de produção e organizar a propriedade de um modo geral.

Além da organização, responsabilidade social, cuidados com meio ambiente, gestão de uso de defensivos agrícolas, rastreabilidade do produto e padronização de processos, o selo de certificação Rainforest Alliance proporciona ainda à propriedade certificada o pagamento de um prêmio, o qual chamamos de ágio de café certificado, que incentiva ainda mais os produtores a buscarem os selos de certificação.

A certificação agrícola vem cada vez mais ganhando forma e espaço no mercado brasileiro, devido à grande demanda de produtos de qualidade por países que exportam do Brasil.

Porteira adentro

Há mais de 30 anos, a família Sebaio veio para a região do Cerrado Mineiro e fez seus primeiros plantios de café na cidade de Patrocínio, mantendo sua tradição como produtores de café do Estado do Paraná.

Com o passar dos anos, suas filhas cresceram e uma delas, Andreza Sebaio, aprendeu a amar a cultura do café e, como resultado, optou por se dedicar ao segmento. Nunca desistiu da cafeicultura na região do Cerrado Mineiro.

Com o passar do tempo, começou a trabalhar com agricultura familiar, tornando seu sonho realidade e criando sua própria marca de café, chamada Sebaio Coffee, que produz e comercializa cafés especiais de sua fazenda certificada com respeito ao meio ambiente, social e à gestão econômica da propriedade.

Certificação

A fazenda Ouro do Cerrado adquiriu seu primeiro selo de certificação no ano de 2018 e, com ela, além de melhorar seus processos, respeitar o meio ambiente e seus trabalhadores, passou a agregar valor financeiro ao seu café, tendo recebido um valor a mais na saca de café por cumprir com o protocolo Rainforest Alliance e Certifica Minas Café.

“Com o valor do prêmio recebido toda safra, conseguimos adquirir equipamentos e cada vez mais melhorar a estrutura da fazenda e trazer mais conforto aos funcionários. Foi a melhor decisão que tomamos ao procurar a Cerrado Consult para iniciarmos o processo de certificação na fazenda”, declara Andreza Sebaio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil

Produtores rurais e funcionários do governo da Argentina estão monitorando a entrada de uma nuvem de gafanhotos no país.

Como a ocorrência do El Niño afetaria as commodities agrícolas?

De acordo com a previsão probabilística, divulgada pelo NOAA, existe uma probabilidade acima de 89% da ocorrência do fenômeno a partir do trimestre Junho-Julho-Agosto.

Cooxupé é contra o aumento do ICMS dos alimentos no estado de SP

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) oficializa seu posicionamento contrário ao aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado de São Paulo, que já está em vigor desde 1º de janeiro.

Bactéria da Mata Atlântica combate fungo de lavouras

Uma pesquisa desenvolvida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, ....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!