O desafio de validar soluções de tecnologia no campo

A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou a qualidade do que é produzido.

0
205

Leonardo Dias
CEO da NovoAgro Ventures, Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio.
novoagro@nbpress.com

Historicamente, a pessoa que trabalha em atividades agrícolas, na maioria das vezes, tem uma rotina árdua e rudimentar, repleta de desafios. Felizmente, essa realidade vem mudando com a implementação de novas tecnologias na produção. A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou a qualidade do que é produzido.
 

É importante ressaltar, que esta situação ainda está mais presente na vida dos grandes produtores rurais, que representam apenas 10% dos produtores brasileiros. Os pequenos e médios produtores ainda estão pouco preparados para as novas tecnologias. E como dar acesso a todos?
 

Hoje, a agropecuária visa o manejo com um conjunto de ferramentas baseadas em tecnologia da informação. Esse recurso permite o monitoramento das condições do solo e das culturas, o entendimento de dados gerenciais, entre outras ações que favorecem eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. As ferramentas para o gerenciamento agrícola incluem itens como robótica, drones, softwares de gestão, rastreabilidade, internet das coisas e muito mais.
 

Embora a tecnologia seja uma grande aliada no agro, existem os desafios para validação, implementação e utilização das soluções digitais.
 

O que não falta são dados e necessidades no agro, soluções digitais que resolvam estes desafios também existem, hoje já são mais de 1600 agritechs (startups com foco em soluções para o agronegócio) no país, segundo dados da ABS Startups, o que falta é a oportunidade destes dois mundos estarem conectados: produtores e tecnologia.
 

Para tornar o trabalho no campo viável, um ponto importante a ser levantado nas soluções tecnológicas para o campo é a validação do ajuste do produto ao mercado (product market fit). As agritechs precisam passar por avaliações, antecipação de tendências e validação para vender produtos que sejam atraentes e gerem valor ao produtor.
 

Uma das maneiras que estão consolidando como uma grande oportunidade das startups validarem seu produto no campo é o modelo de corporate venture builders que atuam mapeando as dores dos produtores e contam com redes de técnicos que podem auxiliar nesta validação de mercado, o que proporciona acesso aos produtores rurais de diferentes culturas e com acompanhamento de especialistas.
 

Em especial, pequenos e médios produtores rurais têm muita desconfiança em estar usando novas tecnologias, além de grande aversão ao risco e com a abertura que temos junto aos produtores e técnicos em função da nossa rede de relacionamento, vinda de nossos investidores, propiciam as startups a oportunidade de estar se relacionando com seu cliente ideal. E consequentemente aproximamos os produtores rurais de pequeno e médio porte destas novas tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!