18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques O futuro da agricultura

O futuro da agricultura

Pesquisas da Embrapa sobre como aprimorar os processos produtivos

Redução de desperdícios em todos os elos da cadeia produtiva, sustentabilidade e avanços na tecnologia são focos nos estudos da Embrapa no Brasil e no mundo

Tecnologia – Crédito: Shutterstock

Quais são as tendências do futuro da pujante agricultura brasileira? Qual a importância das pesquisas para identificar pontos positivos para o setor nos próximos anos? Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) alocados em partes diferentes do mundo (França, Estados Unidos e Brasil) falaram sobre os estudos e análises de informações da agricultura durante mais um episódio da jornada do conhecimento Agrishow Labs, que vai ao ar todas às terças-feiras, às 19h, no canal da Agrishow do YouTube.

O mundo está em profunda transformação e é importante ter informações iniciais confiáveis para produzir pesquisas, reflexões  e projeções no futuro mais coerentes. Esse é o norte, por exemplo, do Agropensa, que atua no mapeamento e apoio na integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias. Ele captura e prospecta tendências, identifica futuros possíveis e elabora cenários que permitam à agropecuária brasileira melhor se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades.

“Falamos muito de previsão e não tem nada de bola de cristal. É apenas identificar fatos atuais e analisar os impactos no futuro”, assim abriu o bate papo Marcos Pena Junior, especialista em gestão de negócios, mestre em engenharia de produção e líder do sistema de inteligência estratégica do Embrapa.

Cada vez mais estudos de pesquisas procuram dominar a questão genética a nível de sequenciamento de DNA. O domínio deste tema faz com que busquemos desenvolver melhor a resistência de plantas e animais às questões ambientais, doenças, pragas e diminuição do número de insumos.

Foi o que explicou Alexandre Costa Varella, agrônomo, cientista e coordenador de um programa da Embrapa nos Estados Unidos. “Questões ligadas à agricultura de precisão e inteligência artificial buscando a detecção do que tem acontecido neste universo para maximizar a produtividade é nosso objetivo”, disse.

Segundo ele, apesar de ainda haver falta de habilidades e melhores possibilidades ao homem do campo brasileiro neste universo mais moderno, o Brasil tem sido precursor e modelo de aplicabilidade no dia a dia em pesquisas na área de manejo e maior abordagem dos sistemas de produção. “Americanos estão buscando a mesma tecnologia brasileira”, frisou Varella.

Da França, Vinicius Guimarães, zootecnista, pesquisador e coordenador de escritórios da Embrapa na Europa, citou tecnologias em bioinsumos que proporcionam benefícios aos produtores rurais. “Temos trabalhado bastante com a sustentabilidade como temática” disse ele destacando a marca-conceito desenvolvida pela Embrapa cujo objetivo é garantir para o consumidor que os gases do efeito estufa gerados pela produção da carne bovina sejam neutralizados por meio de técnicas de manejo florestal.

“A busca para a sustentabilidade traz benefícios ao Meio Ambiente e aos nossos produtores, que serão aceitos em todo o mundo”, completou o representante da Embrapa na Europa.

Marcos Pena Junior ainda ressalta que o futuro do agronegócio se traduz em sustentabilidade que, além do viés ambiental, aborda também o econômico e social. “Fundamentos claros como mudança do clima com eventos extremos como seca e inundações, e preocupações em função disto, vai mudando a percepção da sociedade como um todo, atendendo várias características”, destaca.

Programação

Ao todo, a Agrishow Labs conta com onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado. Os episódios vão até 19 de abril e serão lançados todas as terças, às 19h, no portal da Agrishow e no canal do Youtube da maior feira de agronegócio do País.

Prêmio Agrishow de Startups

Paralelo à programação da Agrishow Labs, também haverá o Prêmio Agrishow de Startups, que é uma competição aberta para que qualquer startup que tenha alguma solução inovadora no agro possa se inscrever e participar — desde que preenchidos requisitos básicos descritos no edital. O objetivo é selecionar dez dessas startups para apresentarem seus projetos pessoalmente a uma banca julgadora e premiar os três melhores durante a feira presencial no final de abril, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

SERVIÇO

Agrishow Labs

Data: de 27/01 a 19/04

Acesse gratuito em https://www.youtube.com/c/agrishowfeira

Prêmio Agrishow de Startups

Data: de 27/01 a 28/04

Inscrições gratuitas em https://www.agrishow.com.br/pt/premio-startup.html

Inicio Destaques O futuro da agricultura