15.2 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesO futuro da agricultura

O futuro da agricultura

Pesquisas da Embrapa sobre como aprimorar os processos produtivos

Redução de desperdícios em todos os elos da cadeia produtiva, sustentabilidade e avanços na tecnologia são focos nos estudos da Embrapa no Brasil e no mundo

Tecnologia – Crédito: Shutterstock

Quais são as tendências do futuro da pujante agricultura brasileira? Qual a importância das pesquisas para identificar pontos positivos para o setor nos próximos anos? Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) alocados em partes diferentes do mundo (França, Estados Unidos e Brasil) falaram sobre os estudos e análises de informações da agricultura durante mais um episódio da jornada do conhecimento Agrishow Labs, que vai ao ar todas às terças-feiras, às 19h, no canal da Agrishow do YouTube.

O mundo está em profunda transformação e é importante ter informações iniciais confiáveis para produzir pesquisas, reflexões  e projeções no futuro mais coerentes. Esse é o norte, por exemplo, do Agropensa, que atua no mapeamento e apoio na integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias. Ele captura e prospecta tendências, identifica futuros possíveis e elabora cenários que permitam à agropecuária brasileira melhor se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades.

“Falamos muito de previsão e não tem nada de bola de cristal. É apenas identificar fatos atuais e analisar os impactos no futuro”, assim abriu o bate papo Marcos Pena Junior, especialista em gestão de negócios, mestre em engenharia de produção e líder do sistema de inteligência estratégica do Embrapa.

Cada vez mais estudos de pesquisas procuram dominar a questão genética a nível de sequenciamento de DNA. O domínio deste tema faz com que busquemos desenvolver melhor a resistência de plantas e animais às questões ambientais, doenças, pragas e diminuição do número de insumos.

Foi o que explicou Alexandre Costa Varella, agrônomo, cientista e coordenador de um programa da Embrapa nos Estados Unidos. “Questões ligadas à agricultura de precisão e inteligência artificial buscando a detecção do que tem acontecido neste universo para maximizar a produtividade é nosso objetivo”, disse.

Segundo ele, apesar de ainda haver falta de habilidades e melhores possibilidades ao homem do campo brasileiro neste universo mais moderno, o Brasil tem sido precursor e modelo de aplicabilidade no dia a dia em pesquisas na área de manejo e maior abordagem dos sistemas de produção. “Americanos estão buscando a mesma tecnologia brasileira”, frisou Varella.

Da França, Vinicius Guimarães, zootecnista, pesquisador e coordenador de escritórios da Embrapa na Europa, citou tecnologias em bioinsumos que proporcionam benefícios aos produtores rurais. “Temos trabalhado bastante com a sustentabilidade como temática” disse ele destacando a marca-conceito desenvolvida pela Embrapa cujo objetivo é garantir para o consumidor que os gases do efeito estufa gerados pela produção da carne bovina sejam neutralizados por meio de técnicas de manejo florestal.

“A busca para a sustentabilidade traz benefícios ao Meio Ambiente e aos nossos produtores, que serão aceitos em todo o mundo”, completou o representante da Embrapa na Europa.

Marcos Pena Junior ainda ressalta que o futuro do agronegócio se traduz em sustentabilidade que, além do viés ambiental, aborda também o econômico e social. “Fundamentos claros como mudança do clima com eventos extremos como seca e inundações, e preocupações em função disto, vai mudando a percepção da sociedade como um todo, atendendo várias características”, destaca.

Programação

Ao todo, a Agrishow Labs conta com onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado. Os episódios vão até 19 de abril e serão lançados todas as terças, às 19h, no portal da Agrishow e no canal do Youtube da maior feira de agronegócio do País.

Prêmio Agrishow de Startups

Paralelo à programação da Agrishow Labs, também haverá o Prêmio Agrishow de Startups, que é uma competição aberta para que qualquer startup que tenha alguma solução inovadora no agro possa se inscrever e participar — desde que preenchidos requisitos básicos descritos no edital. O objetivo é selecionar dez dessas startups para apresentarem seus projetos pessoalmente a uma banca julgadora e premiar os três melhores durante a feira presencial no final de abril, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

SERVIÇO

Agrishow Labs

Data: de 27/01 a 19/04

Acesse gratuito em https://www.youtube.com/c/agrishowfeira

Prêmio Agrishow de Startups

Data: de 27/01 a 28/04

Inscrições gratuitas em https://www.agrishow.com.br/pt/premio-startup.html

ARTIGOS RELACIONADOS

Pneus agrícolas: a escolha certa pode fazer a diferença na produção

A utilização correta do pneu tem forte influência no rendimento do maquinário e nos custos da produção.

Divisão de Soluções para Agricultura da BASF ganha novo presidente global

A partir de abril de 2022, Livio Tedeschi será o novo presidente global da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

O solo de volta às suas origens

Adoção de técnicas voltadas para a regeneração e produtividade do solo ganham força nos mercados nacional e internacional, trazendo redução de custos em até 70% e benefícios ao meio.

1ª Alta Café: Novidades em tecnologia de ponta

A 1ª Alta Café (Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana), promovida pelo Sindicato Rural de Franca, e a Aeagro (Associação dos Empreendedores do Agronegócio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!