O mercado de cebolas no Brasil

0
927

Por: Heverton Zappa Teixeira
Gerente Nacional de Vendas da ENZA ZADEN BRASIL

A cultura da cebola ou cebolinocultura é uma das mais importantes do ramo de hortícolas no Brasil e no Mundo, considerando que o bulbo é parte da dieta de grande quantidade de pessoas e culturas.

Segundo Cepea -2021 a área de cebola no Brasil é de aproximadamente 45 mil hectares com uma baixa variação ao logo dos anos, os Estados mais importantes em toneladas produzidas são em ordem decrescente: Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás.

De acordo com a Embrapa Hortaliças – 2009 o Brasil está entre os 10 maiores produtores do bulbo no mundo atrás de países como: China, EUA, Índia e outros. Já o consumo brasileiro por pessoa é de 7 a 8kg/ano – segundo CEPEA, assim sendo, produzimos cerca de 85% de nossa demanda, nos obrigando a anualmente importarmos de países como Holanda – o maior exportador de cebola do mundo (Quadro 2) e Argentina (Quadro 1).

A grande complexidade desse mercado exige uma absoluta organização do setor para que riscos sejam minimizados, organizações como: ANACE e ABCSEM são boas iniciativas para avanços nesses sentidos, mas a parte mais importante dessa “máquina” são os produtores rurais e toda a cadeia de compradores e fornecedores de insumos. 

Por fim, os produtores devem encarar cada vez mais a cebolinocultura como uma cultura que exige entendimento de toda a cadeia e sua complexidade, tomando decisões estratégicas baseadas nos cenários nacionais e internacionais, produzindo quantidade e qualidade, somente uma gestão programada e dedicada pode minimizar os riscos e alavancar os rendimentos, como por exemplo, quando possível: compra antecipada de sementes, fertilizante, e outros itens indispensáveis para o bom sucesso da lavoura.

A Enza Zaden, empresa de origem holandesa, é líder mundial em genética de cebolas e possui um portfólio completo de sementes que atende todas as janelas de cultivo e demandas do mercado nacional. Consulte o nosso portfólio e siga o nosso perfil para mais novidades e informações.

Se quiser ler mais conteúdos como este sobre cebola, acesse o site da Enza Zaden.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!