18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques O que fazer quando aparece na folha do limoeiro?

O que fazer quando aparece na folha do limoeiro?

Suzeth Carvalho Sousa Engenheira agrônoma, CTV Interna SulGoiano Agro suzecarvalho10@gmail.com

Folhas – Crédito Fundecitrus

Limoeiros de todas as regiões produtoras vêm apresentando um revestimento fúngico preto que recobre a superfície de folhas, ramos e frutos, dificultando o desempenho de suas funções normais.

Esse enegrecimento é provocado por um fungo conhecido como fumagina, cujo agente causal é o Capinodium citri. A doença surge logo após as plantas serem atacadas por insetos sugadores, como pulgões, cochinilhas, mosca-branca, entre outros.

Durante sua alimentação, esses insetos succionam a seiva da planta e liberam uma substância açucarada denominada honeydew, que serve como substrato para o desenvolvimento do fungo Capnodium, que por sua vez ocasiona a produção de fumagina sobre as partes da planta.

Ao contrário do que se pensa, a fumagina não se alimenta das plantas, mas sim dos excrementos ricos em açúcares liberados pelos insetos que estão atacando o vegetal. O fungo recobre a superfície de folhas, ramos e frutos, formando uma manta miceliana relativamente espessa sobre os mesmos.

Nas folhas, essa manta é mais espessa na parte superior do que na inferior, ocasionando assim uma redução da capacidade fotossintética da planta, devido à deposição de esporos do patógeno. Quando atacados severamente, os limoeiros podem ter seu desenvolvimento comprometido e um atraso na coloração dos frutos, por isso a importância do monitoramento e controle dos insetos-praga que incidem na cultura.

Controle

O controle dos insetos que favorecem o surgimento da fumagina deve ser iniciado por inspeções periódicas nas lavouras mediante a avaliação de folhas, ramos, brotações e frutos. Ao ser constatada a presença dos insetos nas plantas, deve-se realizar pulverizações com inseticidas dos grupos químicos neonicotinoides e piretroides, ambos com registro para citros.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques O que fazer quando aparece na folha do limoeiro?