25.8 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiO uso de tecnologia no cultivo da manga

O uso de tecnologia no cultivo da manga

Manga – Créditos: shurtterstock

A produção de frutas no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque no agronegócio, sendo que a região do Vale do São Francisco é uma das principais produtoras de frutas, dispondo atualmente de uma área de 100 mil hectares destinada ao plantio de hortifrutis.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), a manga, entre outras frutas produzidas no Vale do São Francisco, esteve entre as principais frutas exportadas no ano passado, e o ritmo de exportação deverá ser mantido este ano. Pernambuco e Bahia se destacam no cultivo voltado para o mercado externo e, juntos, esses estados reúnem mais de 35 mil hectares de produção destinada, principalmente, a países da Europa e aos Estados Unidos.

De acordo com informações do HortiFruti Brasil, equipe de pesquisadores e analistas vinculada ao Cepea, as exportações brasileiras de manga iniciaram 2021 com bom desempenho. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou, no primeiro bimestre, 15,3 mil toneladas da fruta, o que representa aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2020 e uma arrecadação de US$ 15,2 milhões.

A mangueira leva, em média, três anos para produzir a primeira safra. A partir daí, tem produção o ano todo e sua produtividade está associada, principalmente, à irrigação correta e ao clima mais seco, favorável a esse plantio. A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, oferece soluções que apoiam o produtor de manga durante todo o ciclo do cultivo.

A linha completa de produtos contempla, por exemplo, o K50, que contribui diretamente para o aumento de carboidrato de reserva (amido) e apoia todo o processo de maturação dos frutos, permitindo um pegamento mais uniforme e maior produção, gerando maior quantidade de mangas por panícula. O Peso + garante melhor terminação do fruto e maior teor de sólidos solúveis, além de auxiliar o enchimento e a coloração da fruta.

“Ao mesmo tempo que as expectativas para a safra deste ano são otimistas, com a crescente demanda internacional, o produtor também enfrentará desafios gerados pela previsão de períodos mais chuvosos na região semiárida. Dessa maneira, os investimentos realizados pelos produtores serão ainda mais necessários para garantir maior produtividade e aproveitar a receptividade da manga brasileira no mercado internacional”, avalia Danilo Ferreira, gerente regional da Ubyfol.

Completam o rol de soluções oferecidos ao produtor o MS Florada, tecnologia exclusiva, com uma alta concentração de boro equilibrado e uma elevada quantidade de cálcio, que proporciona um balanço nutricional perfeito para as demandas fisiológicas da cultura – por atuar diretamente na formação do tubo polínico, o manejo correto do produto induz a maior floração e melhor pegamento de frutos – e o Kymon Plus destaca-se pelas ações estimulante, nutricional e antiestressante, o que contribui diretamente para o desenvolvimento do ramo, para o alongamento da panícula e para a retenção de frutos. A Ubyfol possui também complexos nutricionais, altamente concentrados, com elementos responsáveis pela atividade fisiológica da planta durante todo o ciclo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes organominerais aumentam porosidade do solo

Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) fabianopacentchuk@gmail.com Margarete KimieFalbo Médica veterinária, doutora e professora do curso de Medicina Veterinária "...

Silício é aliado no controle de nematoides em hortaliças

Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor do IF Goiano " Câmpus Morrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br Brenda Ventura...

Produtores de algodão postam em drones para produzir mais em 2023

Projeto envolveu representantes dos Estados que mais plantam e colhem a fibra no País

Manejo da irrigação

Neste dia 28, é celebrado o Dia do Agricultor, a data foi instituída em 1960, pelo então ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!