“Onde tem Microgeo®, um milímetro de chuva vale por dois”, relata agricultor

0
216
Imagem-Linori

O período de estiagem gera um impacto muito significativo para os agricultores, já que a falta de água afeta toda a fase de desenvolvimento vegetativo das culturas. Portanto, adotar estratégias para reduzir os efeitos provocados pela seca é essencial, principalmente em época de plantio. O produtor rural Linori Cela, proprietário do Sítio Cela, localizado em Toledo-PR, relatou os benefícios que vem obtendo, principalmente neste momento, utilizando em seu manejo o Adubo Biológico produzido com Microgeo®.

A seca do início desta safra 2020/2021 atrasou o plantio da região, como ocorreu em diversos locais no Brasil. De acordo com Cela, a propriedade recebeu apenas cerca de 15 mm de chuva. Mesmo nesta situação, ele foi o único a realizar o plantio na região. “Onde tem Microgeo®, um milímetro vale por dois. Antes de utilizar a solução, eu tinha um solo com 1.8 de matéria orgânica, hoje, já ultrapassei 5 pontos – esta é também uma maneira do solo armazenar mais água, já que apresenta uma maior estruturação e raízes mais profundas”, explica.

Imagem-Linori

A biotecnologia Microgeo® é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo o que garante resultados nas áreas da bioestruturação física do solo, eficiência nutricional, saúde ecologia do solo e plantas, proporcionando maiores produtividades e lucratividade. O uso contínuo da tecnologia proporciona melhorias progressivas no aspecto físico do solo: menor compactação e erosão do solo, maior macroporosidade do solo, maior percolação e retenção de umidade do solo. Desse modo, produtores que fazem uso da tecnologia Microgeo® enfrentam situações de irregulares climáticas (excesso ou falta de chuva) com menores impactos no cultivo.      

Em sua plantação de soja, Cela faz o uso da biotecnologia desde 2010 com duas aplicações ao ano (em cada uma das safras que realiza durante o ano) e os benefícios listados vão além da bioestruturação física do solo. “A solução é uma ferramenta essencial, já que consegue contribuir em todos os aspectos da cultura, atuando no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo”, analisa. Segundo ele, o Microgeo® o ajudou na resistência às doenças, na diminuição de pragas, no armazenamento de água, no excelente enraizamento, na estruturação do solo e na disponibilização de nutrientes devido ao aumento da diversidade biológica do solo. “É gratificante poder contar com um produto que auxilia no meu dia a dia, garantindo maior produtividade, rentabilidade e contribuindo com a sustentabilidade, permitindo que a planta expresse sua resistência natural”, finaliza.