25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosOrganominerais e ácidos húmicos potencializam pegamento da tangerina

Organominerais e ácidos húmicos potencializam pegamento da tangerina

Crédito Citrus Killer

Maria Lusiane Santos Matos
Graduanda em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
slusiane81@gmail.com
Thiago Feliph Silva Fernandes
Engenheiro agrônomo e mestre em Fitotecnia – UNESP
thiagofeliph@gmail.com

Os organominerais são uma classe de fertilizantes que combina elementos minerais e orgânicos essenciais para as plantas, capazes de fornecer os nutrientes em sincronismo com a época de maior demanda das culturas e atuar como condicionadores, promovendo a expansão da citricultura em solos de baixa fertilidade.

Alguns destes possuem ácidos húmicos, compostos orgânicos oriundos da decomposição de resíduos vegetais e animais presentes no ambiente, que podem ser utilizados como insumos alternativos.

O fertilizante organomineral com ácidos húmicos influencia diretamente a estrutura física, química e microbiológica dos ambientes onde estão inseridos, além de afetar o metabolismo e o crescimento das plantas.

Desta forma, são usados com a finalidade de melhorar as condições do solo, principalmente o desenvolvimento radicular, retenção de água, redução de íons metálicos e das variações de pH do solo.

Além disso, os efeitos mais notáveis do uso de organominerais com ácidos húmicos na planta ocorre nas raízes, onde promovem o efeito positivo no crescimento, aumentando as ramificações laterais ou a sua biomassa.

LEIA TAMBÉM:

A produção de tangerinas no cenário nacional

Mais qualidade para a tangerina

O fertilizante organomineral complexado com ácidos húmicos melhora o desenvolvimento radicular da tangerina, assim como aumenta o florescimento e potencializa o pegamento e qualidade dos seus frutos, uma vez que melhora a absorção de nutrientes presente no solo.

Custo-benefício

O custo do fertilizante organomineral complexado com ácidos húmicos depende de dois fatores: tamanho da área e dose que será aplicada. Todavia, no mercado existem diversos produtos, os quais os preços variam de R$ 30,00 a R$ 500,00, dependendo do volume e material.

Estes, na forma sólida, podem ser aplicados na fase de preparo do solo, na semeadura, no transplante de mudas ou como adubação de cobertura. No entanto, os organominerais com ácidos húmicos na forma líquida são geralmente aplicados em duas etapas após a semeadura, via fertirrigação.

Para obter resultados mais significativos, faz-se necessário que seu uso seja constante, de forma que seu efeito condicionante no solo seja visível, já que o incremento da matéria orgânica é um processo gradativo ao longo dos anos, pois esses fertilizantes atuam na construção da fertilidade do solo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biorreguladores ” uma ferramenta útil na produção de HF

Mônica Bartira da Silva monica.bartira@gmail.com Luan Fernando Ormond Sobreira Rodrigues Marla Silvia Diamante Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Horticultura, UNESP-Botucatu Marilia Caixeta Souza Bióloga e doutoranda em Ciências Biológicas/Botânica, UNESP...

Organomineral melhora qualidade da cebola

No Brasil, a produção da cebola é bem distribuída em todas as regiões brasileiras, com uma produção ..

Psilídeo: Pesquisa identifica o volume de calda ideal

Recomendações permitem pulverizações mais assertivas, com ganhos econômicos e ambientais O controle químico do psilídeo, inseto vetor do greening, é uma ação fundamental para o manejo da...

Tecnologia no combate do estresse oxidativo

Natural ou em suco, no uso culinário em doces ou pratos sofisticados e, ainda ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!