Os benefícios do GreitVG

0
33
Divulgação

Bianca de Oliveira Cabral

Coordenadora Técnica Green Has

O Greit VG é um biofertilizante feito a partir de extratos vegetais, rico em aminoácidos, glicina betaína e vitaminas que irá atuar na mitigação de estresses abióticos sofridos pelas plantas, principalmente aqueles relacionados ao déficit hídrico.

Dentre os aminoácidos presentes em sua composição destaca-se a prolina, que é muito responsiva às condições de estresses, podendo ter sua concentração aumentada até 100 vezes em condições adversas ao desenvolvimento das plantas (Verbruggen & Hermans, 2008).

Ela possui um importante papel na estabilização de proteínas e na proteção das membranas celulares quando as plantas estão sob estresse, e é considerada o osmólito principal para o ajuste osmótico de plantas em condições de estresse hídrico (Nayyar, 2003).

A prolina atua como promotora da redução do potencial hídrico dos tecidos, retendo a água e mantendo a integridade dos mesmos, sendo assim, ela pode ser apontada como um agente de proteção contra a deficiência de água (Rhein et al, 2011).

Ação

A glicina betaína, que também está presente na composição do Greit VG, é requerida para proteger a planta, mantendo o contrapeso da água entre a célula vegetal e o ambiente, atuando como regulador osmótico, aumentando capacidade das células de retenção de água sob condições de estresse, sendo eficaz em plantas expostas a déficit hídrico (Zhang et al, 2014).

Sendo assim o Greit VG tem a proposta de auxiliar no desenvolvimento das plantas mesmo em situações de déficit hídrico, fazendo com que o metabolismo celular mantenha o mesmo padrão de atividades que ele teria caso a disponibilidade de água estivesse no nível normal.

Além de manter a planta sempre ativa, o Greit VG também tem um papel importante no uso consciente da água, visto que com sua utilização as plantas demandarão menor quantidade de água para se desenvolver adequadamente, diminuindo assim a quantidade de água necessária para completar o ciclo da cultura.