26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosOs nutrientes e ácidos húmicos essenciais à cana

Os nutrientes e ácidos húmicos essenciais à cana

Sandro Roberto Brancalião

PhD. em Agronomia e pesquisador do IAC

brancaliao@iac.sp.gov.br

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A combinação de fertilizantes fluidos especiais para o tratamento nutricional da cana-de-açúcar tem sido apontada por pesquisadores como boa opção para quem busca agregar valor à produção. A tecnologia de fertilização fluida, que tem como base a combinação de nitrogênio, fósforo e potássio, tem crescido e apresentado bons resultados em áreas de cana-de-açúcar do interior do Estado de São Paulo.

Vantagens da fertilização fluida

A fertilização fluida traz a facilidade em sua aplicação e de acordo com as condições edafoclimáticas, conjuntamente com a adubação convencional, de solubilizar o fósforo do matiz (fração mineral) do solo, aumentando a CTC e promovendo um sinergismo entre os macro e micronutrientes do solo, disponibilizando-os paulatinamente para a cultura da cana.

A melhoria do fósforo lábil é condição ímpar para o desenvolvimento da soqueira da cana-de-açúcar.

Benefícios à cultura da cana

É muito prematuro falar em benefícios, já que nem todas as unidades de produção podem investir, haja vista a crise que se acumulou nos anos 2014 e 2015 no setor. Em contrapartida, é uma oportunidade de inovação, pois pode ser associada a técnicas tais como a melhoria da tecnologia e qualidade da aplicação, utilizando vazão adequada para fertilizantes, verificando seu grau de higroscopicidade, valores de pH de calda e oportunidade de mistura com outros produtos, especialmente na cana planta.

Aceitação

Existe muita relutância ainda quanto à aceitação da fertilização fluida pelos produtores, pois há dúvidas em relação ao manejo do fósforo em cana soqueira e após a primeira colheita da cana-planta. Sendo assim, o posicionamento do produtor,via de regra,continua com o convencional e nem sempre sabe o que realmente utiliza em carga líquida de vinhaça ou mesmo o seu correto aporte de torta de filtro.

Esta condição vai ser alterada à medida que evoluirmos na qualidade de plantio, fitotecnia e manejo da nutrição, conjuntamente.

 Sandro Roberto Brancalião, PhD. em Agronomia e pesquisador do IAC - Crédito Arquivo pessoal
Sandro Roberto Brancalião, PhD. em Agronomia e pesquisador do IAC – Crédito Arquivo pessoal

Dicas importantes

Para uma boa aplicação da fertilização fluida deve-se considerar e contar com pulverizadores e equipamento com manutenção adequada, bicos, barras tanques bem lavados, utilizar pulverizadores específicos para fertilizantes, bem como contar com um bom treinamento do operador e acompanhamento de perto do técnico e/ou produtor.

Custo-benefício

A técnica apresenta bom benefício para a saúde do solo e da cana, no entanto, existem poucos resultados de pesquisa que podem dar este indicador, sem considerar outros parâmetros do sistema de produção: tais como idade da planta, solo livre de compactação, manejo correto de plantas daninhas, matocompetição, áreas livres de pragas (cigarrinhas, brocas, migdoulos, etc.), e com certeza sem estresses abióticos, pois em se tratando de uma aplicação fluida, não teríamos como comparar com as aplicações sólidas, a não ser que houvesse uma ótima precipitação na sequência da aplicação.

É interessante ressaltar que em solos com alto teor de argila é difícil se obter respostas imediatas com a aplicação de ácidos húmicos. Entretanto, nutrientes básicos no manejo da nutrição, bem como o uso de fertilizantes nos sulcos, podem ser agregados ao sistema de produção.

Já em ambientes mais restritivos, em solos arenosos, precisa-se valorizar e estudar os teores de carbono orgânico total e tentar, num primeiro momento, construir a fertilidade do solo de outra forma, além de eliminar a compactação e valorizar a melhoria dos atributos físicos e químicos.

Após edificado este conjunto de etapas preliminares, poderemos fazer uso da fertilização fluida.Sendo assim,na maioria dos meus trabalhos,inicialmente procuro posicionar a técnica em solos de textura média para obter um ponto médio que sirva de parâmetro para o benefício ao solo e uma resposta adequada da planta aos produtos comerciais e fertilizantes fluidos estudados.

Eu, como pesquisador, e O IAC, não recomendamos fertilizantes fluídos para neutralização da acidez. Não acreditamos nesta ferramenta para eliminar o alumínio tóxico, íons H+ou para elevar o pH do solo. Portanto, apenas estuda-se a fertilização fluida para fornecimento de nutrientes.

Acredita-se no uso e na reatividade de um calcário em pó com bom filler e aplicado em condições adequadas como medida prática eficiente para minimizar a deriva, corrigindo assim o V% dos nossos solos tropicais.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas calcárias e sua atuação como corretivo de solo

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Brandt aposta na evolução dos fertilizantes

Antonio Coutinho Diretor técnico e de marketing da Brandt do Brasil   O crescimento populacional e a necessidade crescente de alimentos para o mundo tem sido o...

Beterrabas coloridas – A novidade no mercado

Cinthia Elen Cardoso Caitano Graduanda em Engenharia Agronômica - UNESP/FCAT Pâmela Gomes Nakada Freitas Engenheira agrônoma e professora do Departamento de Engenharia Agronômica - UNESP/FCAT pamelanakada@dracena.unesp.br Antonio Ismael Inácio...

Pesquisa desenvolve fertilizante orgânico de biomassa de plantas

Autores Talita de Santana Matos talitasmatos@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com Doutoras em Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!