21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiOs tipos de alface as melhores sementes

Os tipos de alface as melhores sementes

O tipo de semente indicado vai ao encontro da variedade que melhor se adapta às condições climáticas de cada região. Uma semente de qualidade é possui alta porcentagem de germinação, alto vigor, emergência e uniformidade no plantio, é livre de agentes patogênicos e de insetos e exprime as características da variedade adquirida

 

Alface crespa roxa em cultivo hidropônico - Crédito Francisco Aliomar Albuquerque Feitosa
Alface crespa roxa em cultivo hidropônico – Crédito Francisco Aliomar Albuquerque Feitosa

Alface crespa verde em hidroponia - Crédito Francisco Aliomar Albuquerque Feitosa
Alface crespa verde em hidroponia – Crédito Francisco Aliomar Albuquerque Feitosa

A produção de hortaliças no Brasil é de 4.908.772 toneladas, sendo a cultura da alface responsável por 11% desse total. De acordo com dados da Embrapa Hortaliças, existem 66.301 propriedades rurais produzindo alface comercialmente, em que 30% estão no Sudeste, 30%, no Sul, 26%, no Nordeste, 7%, no Centro-Oeste e 6%, no Norte.

Nesse contexto, a produção nacional de alface é de 525.602 toneladas/ano, sendo que o estado de São Paulo é responsável por 31% dessa produção, o Rio de Janeiro, por 27%, seguido por Minas Gerais, com 7%, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará e outros estados, com participação inferior a 3%.

Segundo Francisco Aliomar Albuquerque Feitosa, consultor especialista em hortaliças, o cultivo de folhosas é uma atividade desenvolvida em todo o território brasileiro e em qualquer local, independentemente das condições climáticas. Em todos os tipos de solo, esse plantio é praticado em diversos níveis de tecnologia ” do mais simples ao mais sofisticado.

“A alface se destaca em área cultivada, volume produzido e valor gerado em função do alto consumo, sendo uma folhosa praticamente obrigatória na culinária brasileira“, considera Aliomar.

Sistemas de cultivo

Em qualquer que seja o sistema de produção, a alface é uma cultura tecnicamente viável. Um dos métodos é o cultivo em áreas maiores, nos canteiros construídos por meio de mecanização, com máquinas “encanteiradoras“, em campo aberto, sem proteção direta contra as adversidades climáticas, pragas e doenças.  Trata-se de um sistema de produção com uniformidade de plantas, produção e produtividade maiores.

Outro método de cultivo de folhosas, destacado por Aliomar, é realizado com a tecnologia de proteção de telas que é, na verdade, a evolução natural e necessária do sistema produtivo anterior. Os médios e grandes produtores utilizam telas de proteção para melhoria na qualidade das plantas, aumento de produtividade e redução de custos.

Um sistema de produção de diversas folhosas e, principalmente das alfaces, é a hidroponia, em que não se usa o solo e as plantas são cultivadas em bancada suspensa. A hidroponia (cultivo em solução nutritiva: água + nutrientes) é o sistema mais tecnificado na produção agrícola.

Várias tecnologias são usadas, com destaque para as variedades modernas, de ciclo rápido e que são extremamente produtivas. Elas possuem grande quantidade de folhas, cor e formato que atendam às exigências dos consumidores.

 

Clique aqui e faça a assinatura da revista Campo & Negócios HF para ler a matéria completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas – Mais estímulo ao pegamento de frutos no pimentão

As algas geram um faturamento a nível mundial de, aproximadamente, US$ 6 bilhões anualmente, e são utilizadas comercialmente desde da década de 50. Possuem várias aplicações nas seguintes áreas: medicinal, indústria de alimentos e, mais recentemente, na alimentação animal e na agricultura.

Cenouras uniformes? Invista nos aminoácidos

  Tiago Henrique C. Silva Engenheiro agrônomo especialista emcereais e HF tiago.silva@adubosaraguaia.com.br   Antes de falar dos aminoácidos, devemos esclarecer da grande importância dessa cadeia para os seres vivos...

A importância do fósforo no processo da cafeicultura

Cássio Pereira Honda Filho Engenheiro agrônomo, mestrando em Fisiologia Vegetal " Universidade Federal de Lavras e membro do Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem...

A versatilidade do mulching no uso da água

Mônica Bartira da Silva Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia/Horticultura - UNESP monica.bartira@gmail.com Marília Caixeta Sousa Bióloga e doutoranda em Ciências Biológicas - UNESP Luan Fernando Ormond Sobreira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!