23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Eventos Palestrante dos EUA destaca resultados positivos do cooperativismo

Palestrante dos EUA destaca resultados positivos do cooperativismo

Cooperativa de dados do agronegócio, fundada em 2012, no Texas, mostra como a “ag data” está revolucionando o setor agrícola 

Antenado com o que há de mais tecnológico e inovador, o AgroBIT Brasil Evolution 2021, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, traz para o debate o cooperativismo de dados do agronegócio, um tema novo que vem ganhando visibilidade mundo afora. 

O americano Billy Tiller, fundador e atual diretor-presidente da GiSC – Cooperativa de Serviços de Informação ao Produtor – é o convidado do AgroBIT para falar como a “ag data” está revolucionando o setor agrícola. 

Com sede em Lubbock, no Texas, a GiSC foi fundada em 2012 e está presente em 41 estados americanos produtores de commodities. É a única cooperativa de dados de propriedade de produtores, que incentiva as melhores decisões de gerenciamento.  

A cooperativa de dados é um local onde as informações são organizadas de uma forma em que podem ser compartilhados com seus membros (agricultores). A coleta desses dados deve assumir várias formas e envolve a integração com várias plataformas que são usados na agricultura. Isso também deve incluir sensores e informações meteorológicas e de entradas do fazendeiro e do fornecedor.  

Ao fazer parte do GiSC, os produtores podem maximizar sua produção e eficiência tendo acesso às melhores ferramentas de análise de dados e clima. “Ao agregar e analisar dados, os produtores podem utilizar suas informações para obter insights de negócios por meio de nossas parcerias com empresas de tecnologia experientes que possuem ferramentas revolucionárias”, explica Billy Tiller. 

Em linhas gerais, a cooperativa de dados de um produtor em sua definição mais simples é um repositório de dados de propriedade dos produtores, onde eles podem “depositar” seus dados em sua forma original e, em seguida, utilizá-los pela cooperativa de dados em aplicações analíticas. “O compartilhamento deve ser feito com o conhecimento explícito de cada agricultor e confiança”, diz Billy Tiller. 

A GiSC oferece aos produtores, em todo o mundo, ferramentas de dados digitais por meio de parcerias estratégicas que maximizam a produção e a eficiência de suas operações agrícolas. “Quando decidimos que os dados têm valor, podemos derivar mais valor de nossos produtos, práticas de produção e novos mercados emergentes de carbono ou água”, afirma Tiller 

“Desenvolvemos ferramentas para medir a irrigação em larga escala no nível do campo. Atualmente, a GiSC está trabalhando diligentemente para colaborar na criação de um Mercado de Compensação de Água, onde um agricultor pode ser pago para conservação. A GiSC pode ajudá-lo a medir essa economia e fornece uma plataforma para vender esta compensação a um usuário de água, propiciando assim ao produtor uma fonte de nova receita, e também o incentivo a conservar o recurso”, explica Tiller. 

De acordo com ele, a GiSC leva muito a sério a segurança dos dados do agricultor e está sempre procurando melhorar a forma como armazenar e permitir o acesso. “GiSC hoje depende de serviços externos para armazenamento de dados na nuvem porque a segurança dos dados do nosso produtor é um trabalho de 24 horas. Existem muitas plataformas de nuvem, mas alguns anos atrás, escolhemos Amazon Web Services e ficamos satisfeitos com o serviço”, acrescenta.  

Na palestra, Billy Tiller vai falar das parcerias da GiSC, como a expansão para áreas rurais da rede elétrica e serviços básicos de telefonia. “Foi como rolar uma grande pedra colina acima, um grande desafio, mas temos sido auxiliados por muitas indústrias, governo, a academia e a comunidade agrícola”, sintetiza. 

Outro exemplo atual é a parceria para pesquisas com a Fundação do USDA para Food and Ag Research para preservação da bacia hidrográfica. 

SERVIÇO 

Palestra: Cooperativa de dados do agronegócio 

Palestrante: Billy Tiller, diretor presidente da GiSC 

Quando: 9 de novembro (terça-feira) 

Horário: 11h40 às 12h10 

Onde: AgroBIT Evolution Brasil 2021 

Informações e inscrições: Agrobit Brasil 

Inicio Eventos Palestrante dos EUA destaca resultados positivos do cooperativismo