Panorama da produção de framboesa

0
74

Paula Almeida Nascimento
Doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
paula.alna@yahoo.com.br

A framboesa, pequeno fruto pertencente à família Rosaceae, figura no topo da lista das berries – as frutas vermelhas – mais popularmente consumidas, ao lado do morango, mirtilo e amora. A Rubus idaeus subsp. vulgatus Arrhen é nativa do centro e norte da Europa e a Rubus idaeus subsp. stringosus Michx é nativa da Ásia. A framboesa pertencente à família Rosaceae, gênero Rubus, o qual inclui plantas herbáceas, perenes e bienais.
As cultivares comerciais são originárias das duas subespécies diploides acima citadas, ambas ecoótipos da Rubus ideaus. Atualmente, a produção no Brasil é realizada principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Desta forma, as framboesas são tradicionais em países do hemisfério norte e necessitam de clima frio ou temperado para produzirem. Na América do Sul já são produzidas na Argentina, Chile, Uruguai e tem grande potencial de crescimento no Brasil.
Nacionalmente, a framboesa é cultivada em São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, principalmente na região de Pelotas e Vacaria. Nos países do sul, como Argentina, Chile e Uruguai a maior parte da produção é exportada para os Estados Unidos e países da Europa no período de inverno no hemisfério Norte.

Pelo mundo afora

A framboesa vermelha (Rubus idaeus L.) é muito cultivada na Europa e América do Norte. Os principais países produtores são Estados Unidos, Sérvia, Polônia e Chile, que concentram mais 70% da produção mundial e operam mais de 80% do mercado internacional, localizando-se esta demanda quase exclusivamente no Hemisfério Norte.
Outros países com tradição produtora e hábito de consumo são Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Itália e os países do Leste Europeu. Espanha e México são grandes produtores, principalmente de fruta fresca, para abastecer o mercado europeu e norte-americano, respectivamente.
O principal negócio internacional das framboesas é o da fruta congelada, que mobiliza mais de 85% do volume comercializado anualmente, considerada uma commodity de alto valor.

Características

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.