Patrulha rural: Rede de fazendas protegidas

0
63

Patrulhamento rural -  (1)O 46º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais implantou na zona rural de Patrocínio (MG) os projetos “Patrulha Rural“ e “Rede de Fazendas Protegidas“ em parceria com diversos órgãos ligados ao setor agrícola da região.

A Rede de Fazendas Protegidas é um projeto audacioso e futurista, sendo que o 46º BPM é pioneiro nesta iniciativa. Foi mapeada toda a zona rural do município por meio de georeferenciamento e os dados compilados em “software“ e no sistema de navegação GPS, facilitando a qualquer policial militar, conhecedor ou não da zona rural do município, chegar rapidamente a qualquer propriedade rural.

Patrulhamento rural - Mapa 46º BPM
Patrulhamento rural – Mapa 46º BPM

O trabalho do 46º Batalhão atinge uma enorme área territorial, englobando os municípios mineiros de Patrocínio, Serra do Salitre, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Romaria, Douradoquara, Coromandel e Abadia dos Dourados e também é responsável por dez distritos, assim totalizando 11.388 km2 de extensão.

Zona rural

De acordo com os dados do senso de 2010, realizado pelo IBGE, foi contabilizada a existência de 186.046 habitantes, sendo que destes, 31.288 habitam na zona rural, o que totaliza 16% da população.

Patrulhamento rural - Entrega prêmio 28072014
Patrulhamento rural – Entrega prêmio

Patrulhamento rural - PR Serra - Cooxupe Patrulhamento rural -  (2) Patrulhamento rural -  (3)Diante desta significativa parcela da população, tornou-se necessário um acompanhamento mais detalhado da situação da zona rural, bem como o cadastro dos moradores e o mapeamento de todas as estradas e acessos às diversas propriedades, no sentido de proporcionar ambiente seguro e paz no campo.

Frente a esta demanda, em parceria com empresas coordenadoras e fomentadoras ligadas ao agronegócio, realizou-se a busca de todas as propriedades rurais no âmbito do 46º Batalhão e, consequentemente, na criação do mapeamento espacial de cada propriedade rural.

O banco de dados atual contém informações de cerca de 18 mil propriedades na zona rural, sendo que destas, mais de cinco mil encontram-se no município de patrocínio. Todo este cadastramento foi realizado através de diversos bancos de dados, principalmente o disponibilizado pela empresa CEMIG, agilizando o projeto sem assim gerar custos a unidade ou aos proprietários rurais.

Cada propriedade rural foi identificada com um número único, facilitando a identificação da propriedade por parte do atendimento do telefone de emergência, aumentando a agilidade no despacho da viatura, momento em que não será necessário colher dados do proprietário, tampouco dados de referência sobre como chegar ao local.

Também servirá como base de endereço para o sistema de navegação GPS, onde a viatura da “Patrulha Rural“ terá o equipamento à disposição. Os aparelhos de GPS e equipamentos de informática necessários foram adquiridos pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Patrocínio ” CCSPP.

Parceria

Com parceria firmada entre as empresas ACARPA, CCSPP, Sindicato Rural, EXPOCACCER, COOPA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Julinho Pinturas, CEMIG, Secretária Municipal de Agricultura, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, todas as placas indicadoras do projeto com o número identificador da propriedade já foram entregues a mais de 80% dos proprietários rurais.

No dia 28 de julho de 2014 a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema Social, homenageou o Projeto “Rede de Fazendas Protegidas“ da 10ª RPM/46º BPM, lançado em Patrocínio, com o VI Prêmio “Qualidade de Atuação do Sistema de Defesa Social 2013 ” Gestão do Conhecimento e Informação do Sistema de Defesa Social“, nas vertentes “Práticas de Informação e Integração“ e “Informação e Sociedade“, que vem se tornando uma referência para todo o Estado de Minas Gerais.

O 46º BPM recebeu como premiação 01 certificado, 01 projetor de mídia, 01 máquina fotográfica digital, 01 filmadora digital e outros equipamentos que auxiliarão nos trabalhos da rede.

O projeto já está sendo implantado em outras cidades do 46º BPM. Durante o evento da unidade demonstrativa na cidade de Serra do Salitre, ocorrido na COOXUPÉ ” Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda, foi apresentado aos proprietários rurais e para a chefia desta Cooperativa, obtendo uma ampla aceitação do público presente e a promessa de firmar parceria com a PMMG.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui e adquira já a sua.