24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, janeiro 17, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosPecuarista deve ficar atento à incidência de carrapatos

Pecuarista deve ficar atento à incidência de carrapatos

Ana Maria Diniz

O retorno das chuvas e a diminuição das temperaturas nesta época do ano trazem à tona a atenção à questão envolvendo a incidência do carrapato. Depois de um período de seca no Rio Grande do Sul, onde não se teve proliferação do parasita na primeira e segunda gerações, o momento é de cuidado com a terceira geração. O alerta é do presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter.

O dirigente lembra que com a chuva e as temperaturas baixas, o produtor não pode esquecer que esta é uma época propícia para novas infestações. “Estas larvas que estavam no solo e conseguiram sobreviver às altas temperaturas e às áreas que não tiveram incêndio em cima, agora vão explodir. É importante o produtor ficar atento principalmente para surtos de tristeza parasitária bovina”, destaca.

Além disso, Pötter ressalta que é fundamental programar os acasalamentos na estação de monta agora com touros com alta resistência ao carrapato, escolher as melhores linhagens e buscar no sumário da Conexão Delta G ou junto às centrais de inseminação quais são os touros com maior resistência ao carrapato para formar linhagens e deixar o rebanho cada vez menos sensível.

Há mais de dez anos, um convênio de pesquisa firmado pela Conexão Delta G com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), e a Gensys Consultores Associados, com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), vem desenvolvendo um projeto de seleção genômica para resistência ao carrapato, o qual combina dados de contagens de carrapato e de genealogia com informações de DNA, de modo a identificar e selecionar aqueles animais mais resistentes no plantel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Embrapa e Meridional lançam soja no Show Rural

A Embrapa Soja, em parceria com a Fundação Meridional, lança amanhã, dia 08 de fevereiro, às 14h30, na Vitrine da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), duas novas cultivares de soja, sendo uma cultivar convencional (BRS 546) e uma cultivar transgênica RR (BRS 559RR).

Novo sistema de cultivo de erva-mate pode produzir mais

A Cevad-estufa permite alocar mais de 300.000 pés de erva-mate em um hectare, enquanto o sistema tradicional de produção no campo coloca em torno de 2.200 pés/ha. Estudos mostram que seu rendimento pode chegar a 90 toneladas por hectare em um ano.

BVD é um risco à pecuária brasileira

Os riscos da Diarreia Viral Bovina e os prejuízos causados pela enfermidade aumentam com a incidência dos animais persistentemente infectados (P.I), que são os maiores transmissores da doença

Carne mais cara: valorização no setor da pecuária deve se manter em 2025

A alta nos preços da carne reflete impacto do ciclo pecuário, exportações recordes e avanços tecnológicos no campo, com perspectivas de valorização até 2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!