Inicio Revistas Hortifrúti Pendoamento da alface – Uma situação que pode ser evitada

Pendoamento da alface – Uma situação que pode ser evitada

0
676

João Ricardo Rodrigues da Silva

Engenheiro agrônomo

joaoragr@hotmail.com

Roberta Camargos de Oliveira

Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia

robertacamargoss@gmail.com

Ernane Miranda Lemes

Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Agronomia

ernane@monitoraengenharia.com.br

Pendoamento da alface provoca prejuízos aos alfacicultores – Crédito Fábio Suinaga

A alface (Lactuca sativa L.) é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, especialmente durante o verão, período em que a oferta desse produto no mercado é consideravelmente afetada.

A redução da oferta relaciona-se às condições climáticas, sendo as altas temperaturas e alta pluviosidade do período fatores que agravam os problemas fitossanitários, prejudicando a qualidade das alfaces e causando grandes perdas de produção.

Pragas, doenças, Tip Burn, má formação de cabeça e pendoamento precoce são problemas recorrentes que se intensificam no verão, tornando a produção um grande desafio para os alfacicultores.

Com a alta demanda e baixa oferta de alfaces nessa época do ano, quem consegue produzir alface de qualidade garante bons preços e se diferencia no mercado, sendo essa a hora de ganhar dinheiro. Um bom manejo, atenção redobrada e utilização de variedades produtivas e resistentes direcionam para bons resultados e evita vários problemas de produção na lavoura, como o pendoamento precoce.

 

O problema

Crédito Shutterstock

O pendoamento é um processo natural da alface para completar seu ciclo de vida, marcando a transição da fase vegetativa para a fase reprodutiva, quando a planta sofre transformações na sua morfologia e metabolismo, e emite seu botão floral, processo natural da espécie, mas indesejável para o produtor em uma plantação comercial.

A alface pendoada perde seu valor comercial, e muitas vezes é descartada antes mesmo de chegar nas gôndolas do supermercado.

Elevadas temperaturas e fotoperíodos longos como os do verão estimulam o pendoamento precoce nas alfaces. Temperaturas em torno de 12 e 22 °C são consideradas ideais para o desenvolvimento das alfaces, o que contribui para a formação de folhas e cabeças de qualidade.

Acima dessa faixa, as plantas já tendem ao pendoamento precoce, principalmente se a cultivar ou variedade plantada não for tolerante à altas temperaturas, ou quando se planta uma cultivar de inverno no período do verão, por exemplo.

Condições de estresse e alterações bruscas de temperatura (como período de dias frios no verão, seguidos de dias quentes) também contribuem para acelerar o processo de pendoamento. Em condições de estresse, a planta vai emitir o pendão precocemente para completar seu ciclo de vida com o intuito de garantir a perpetuação da espécie.

Sintomas do pendoamento na folha do alface – Crédito Fábio Suinaga

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

SEM COMENTÁRIO