20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosPercepção do agronegócio brasileiro na Europa

Percepção do agronegócio brasileiro na Europa

Realizado no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca, o levantamento trará dados sobre como cidadãos, jornalistas e distribuidores veem o Agro do Brasil.

Divulgação

Ter uma visão estratégica da cadeia produtiva é fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro. Por isso, com o objetivo de buscar dados reais da percepção do mercado europeu sobre o Agro nacional, foi realizada a pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, cujos dados inéditos serão apresentados durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, que ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

A pesquisa, que foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), teve como foco identificar as percepções existentes, inicialmente, em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.

“É importante reconhecer que temos muitas realidades positivas que ainda não são devidamente percebidas nas sociedades consumidoras, por isso, a oportunidade desta pesquisa. No CNMA, apresentaremos as doze principais sínteses conclusivas”, afirma o professor, sócio-diretor da Biomarketing e curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon.

A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca sobre uma base de 590 mil entrevistáveis. Segundo o Head Associate da Onstrategy, José Antonio Silva, os métodos de consulta utilizados são qualitativos e quantitativos, relacionados com aspectos como notoriedade, posicionamento, reputação (produtos, inovação, sustentabilidade, empregabilidade, ambiente social, ambiente ecológico e governança) e prosperidade.

A OnStrategy é uma empresa de consultoria europeia, com sede em Lisboa, com mais de dez anos de atuação. “Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar como os diferentes stakeholders percebem o agronegócio brasileiro, com uma abordagem perspectiva de multistakeholders. Com esse objetivo, identificamos áreas de convergência, atrito, fricção, indiferença, aprovação, ponto de vista e percepção, capazes de sinalizar possíveis caminhos para a melhoria da reputação e posicionamento de imagem do agronegócio brasileiro”, complementa Silva.

A seleção dos países levou em consideração sua relação com o Brasil e como suas visões podem impactar o agronegócio brasileiro. A coleta de dados da pesquisa foi realizada tanto de forma on-line quanto presencial e via telefone.

Uma visão real do agro brasileiro

Para a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro, a pesquisa traz ao agronegócio brasileiro uma visão disruptiva entre a percepção enquanto fornecedores de commodities e a realidade. “A Serasa Experian patrocinou essa pesquisa pois acredita no poder da democratização de informações e visa reforçar a perspectiva de como o Brasil está sendo visto externamente, com dados de confiança que beneficiarão toda a cadeia, desde os produtores e exportadores, até as logísticas, revendas e tradings.

 A executiva comenta como a maioria dos países europeus exigem critérios de compliance socioambiental para a importação de produtos brasileiros, analisando tanto as certificações de origem e preservação ambiental, como a segurança de que o produtor segue as leis trabalhistas locais. “Dessa forma, é fundamental entendermos como o nosso agronegócio é percebido internacionalmente para continuarmos na direção certa e potencializarmos a reputação do setor”.

Daniela pontua, ainda, que essa perspectiva também é importante para os consumidores, que estão cada vez mais atentos para entender se o que está sendo consumido tem uma origem limpa, e as empresas, que querem ter a certeza de que os projetos que estão financiando possuem responsabilidade socioambiental.

“A pesquisa que patrocinamos surge para dar uma visão real de como o nosso ‘cliente final’ enxerga o Brasil frente ao tema agro e possibilita uma comunicação mais assertiva sobre os diversos pontos positivos que o agronegócio brasileiro tem para mostrar”, diz a diretora de Operações da Serasa Experian.

Coletiva de Imprensa

Os resultados da pesquisa serão apresentados durante coletiva de imprensa, no dia 26/10, às 15h30. A divulgação será realizada pela diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro; o Head Associate da OnStrategy, José Antonio Silva; o curador de conteúdo do Congresso, José Luiz Tejon, a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot e a diretora-executiva da Eksim-Co (ex-USDA), Fabiana Fonseca.

Mesa-redonda

Para as congressistas, os resultados serão apresentados durante uma mesa-redonda a ser realizada também no dia 26 de outubro, às 18h.

As inscrições para o CNMA ainda estão abertas. Acesse o site www.mulheresdoagro.com.br e saiba mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovação no agronegócio vai além da tecnologia

Mudança de pensamento, atenção a novos modelos de negócios e espírito empreendedor serão fundamentais para ajudar as novas gerações de produtores rurais a saírem do modo tradicional de operação para terem mais oportunidades de mercado

Empresas do agro enfrentam dificuldades na busca por mão de obra especializada

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em outubro do ano passado ...

Inteligência artificial de startup

Tecnologia da Adroit Robotics traz ganhos de produtividade e pode reduzir em 20% ...

SulGesso inaugura usina de energia solar em Imbituba

Investimento em energia renovável ratifica o compromisso da empresa catarinense com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!