18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Período chuvoso aumenta incidência de canela-preta

Período chuvoso aumenta incidência de canela-preta

Jéssica Lino Gomesjessica.lino@ufv.br

Felipe de Oliveira Diasfelipedeoliveiradias@gmail.com

Mariane Gonçalves Ferreira Copatimarianegonferreira@gmail.com

Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Fitotecnia – UFV

Canela-preta – Crédito: UFRGS

A canela-preta é uma doença bacteriana causada pelas bactérias Pectobacterium spp. e Dickeva spp. Na cultura da batata, é responsável por grande parte das perdas causadas por doenças durante e após o ciclo de produção do tubérculo. O ataque provoca danos diretos aos órgãos de comercialização (tubérculos), o que pode levar à perda total da produção quando o ambiente é favorável ao desenvolvimento do patógeno.

Perdas

Nas lavouras de batata a canela-preta pode provocar perdas consideráveis pelo apodrecimento da batata-semente, ramas e tubérculos, no campo e durante o armazenamento. Regiões com climas quentes e úmidos favorecem a ocorrência da bactéria. Além da batata, podem colonizar uma ampla variedade de hospedeiros, podendo, também, sobreviver no solo ou em águas subterrâneas.

A infecção das plantas ocorre via ferimentos mecânicos ou aberturas naturais existentes, como as lenticelas e/ou estômatos. Ao infectar as plantas, as bactérias liberam enzimas pectolíticas que degradam a lamela média dos tecidos vegetais.

Estas infecções ocorrem, inicialmente, nas partes mais baixas da planta, na região do colo, com o enegrecimento do caule. Com o avanço dos sintomas, ocorre o ressecamento das folhas, descolorindo os vasos, até o escurecimento total das folhas e caules. Sintomas mais severos são observados no caule, que se torna oco devido à necrose interna dos vasos.

Os órgãos atacados ficam com aspecto de encharcamento, geralmente ocorrendo na sequência a podridão dos tecidos infectados. A intensidade dos sintomas dependerá da concentração bacteriana inicial na batata-semente; da suscetibilidade da cultivar de batata e das condições ambientais.

Infecção

A transmissão da canela-preta ocorre por meio da batata-semente infectada. Além disso, bactérias do gênero Pectobacterium podem se disseminar superficialmente através da água livre e/ou partículas suspensas na umidade do ar. Outra forma de transmissão é por meio dos insetos.

Controle

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Período chuvoso aumenta incidência de canela-preta