18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

Perlka®

Solo – Crédito: Shutterstock

Este ano marca o 113º aniversário deste versátil fertilizante Perlka®, só para mostrar o quanto essa tradição perdura e que, finalmente, está disponível no Brasil. Nenhum outro fertilizante cria condições de solo tão favoráveis para um crescimento saudável:

• Esta forma de nitrogênio tem um efeito particularmente uniforme e duradouro;

• Perlka® tem o maior valor de calcário de todos os fertilizantes nitrogenados;

• Nitrogênio cálcico promove a atividade biológica no solo. Isso evita problemas de rotação de culturas devido a pragas e doenças transmitidas pelo solo.

No solo

É importante saber exatamente como o Perlka® atua no solo. A cianamida de cálcio é convertida em etapas sucessivas no solo. Na verdade, você tem uma fase de cal muito reativa imediatamente após a distribuição. Isso libera o cálcio e a cianamida é formada.

Esses componentes são responsáveis pela maioria dos efeitos especiais do nitrogênio cálcico. Os microrganismos, então, convertem a cianamida em amônio por meio da ureia. Quanto mais quente o solo, mais rápida é a conversão.

Devido à sua composição única, surge também um inibidor de nitrificação, sem que o tenhamos adicionado. A nutrição adequada da planta pode alcançar altos rendimentos, desde que a cultura seja continuamente fornecida com nitrogênio. Isso cria um sistema de raiz poderoso e garante estoques equilibrados.

O amônio-N deve ser preferido, pois permite um fornecimento contínuo de N e, ao mesmo tempo, reduz a lixiviação. Devido à conversão do nitrogênio amido em amônio e inibição simultânea da nitrificação, o N-amônio fica disponível para a cultura por várias semanas. Na verdade, este fertilizante antigo é muito moderno, e totalmente adaptado às necessidades atuais de utilização de nitrogênio.

Nutrição de ponta

Em contraste com outros fertilizantes de nitrogênio, a cianamida de cálcio fornece significativamente mais cal do que é consumido pela planta em outros processos. Fala-se, aqui, de um valor positivo de cálcio.

Dois terços do teor de cálcio do Perlka estão ligados ao nitrogênio e ficam imediatamente disponíveis para a planta. O outro terço do cálcio está na forma de di-hidróxido de cálcio e, portanto, afeta a estrutura do solo.

Adubar com cianamida de cálcio também aumenta a atividade biológica do solo. A cianamida de cálcio desliga os zoósporos no solo e inibe a germinação de esporos permanentes. Além disso, as plantas infectadas são estimuladas a formar novas raízes finas.

A cianamida de cálcio ativa o antagonismo natural do solo e, assim, previne doenças fúngicas transmitidas pelo solo. Os esporos permanentes dos fungos nocivos são sensíveis à cianamida de cálcio e são impedidos de germinar por muitas semanas. Fungos do solo como Sclerotinia, Fusarium, Alternaria ou Verticillium são menos comuns.

Todas essas características fazem do Perlka® um fertilizante único e uma ferramenta indispensável para quem deseja melhores safras, por ter melhores solos.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Espécies de physalis

Dentre as espécies da família Solanácea, em termos de Brasil destaca-se a produção de batata, ...

Tecnologia no combate do estresse oxidativo

Natural ou em suco, no uso culinário em doces ou pratos sofisticados e, ainda ...

Com tecnologia de ordenha robotizada, fazenda no Paraná apresenta resultados expressivos

O Paraná é atualmente o segundo maior produtor de leite do Brasil, foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018, como aponta o IBGE.

Brasil cresce como fornecedor de pimenta

O País é o segundo maior fornecedor internacional de pimenta-do-reino, atrás ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!