Perlka®

0
824
Solo – Crédito: Shutterstock

Este ano marca o 113º aniversário deste versátil fertilizante Perlka®, só para mostrar o quanto essa tradição perdura e que, finalmente, está disponível no Brasil. Nenhum outro fertilizante cria condições de solo tão favoráveis para um crescimento saudável:

• Esta forma de nitrogênio tem um efeito particularmente uniforme e duradouro;

• Perlka® tem o maior valor de calcário de todos os fertilizantes nitrogenados;

• Nitrogênio cálcico promove a atividade biológica no solo. Isso evita problemas de rotação de culturas devido a pragas e doenças transmitidas pelo solo.

No solo

É importante saber exatamente como o Perlka® atua no solo. A cianamida de cálcio é convertida em etapas sucessivas no solo. Na verdade, você tem uma fase de cal muito reativa imediatamente após a distribuição. Isso libera o cálcio e a cianamida é formada.

Esses componentes são responsáveis pela maioria dos efeitos especiais do nitrogênio cálcico. Os microrganismos, então, convertem a cianamida em amônio por meio da ureia. Quanto mais quente o solo, mais rápida é a conversão.

Devido à sua composição única, surge também um inibidor de nitrificação, sem que o tenhamos adicionado. A nutrição adequada da planta pode alcançar altos rendimentos, desde que a cultura seja continuamente fornecida com nitrogênio. Isso cria um sistema de raiz poderoso e garante estoques equilibrados.

O amônio-N deve ser preferido, pois permite um fornecimento contínuo de N e, ao mesmo tempo, reduz a lixiviação. Devido à conversão do nitrogênio amido em amônio e inibição simultânea da nitrificação, o N-amônio fica disponível para a cultura por várias semanas. Na verdade, este fertilizante antigo é muito moderno, e totalmente adaptado às necessidades atuais de utilização de nitrogênio.

Nutrição de ponta

Em contraste com outros fertilizantes de nitrogênio, a cianamida de cálcio fornece significativamente mais cal do que é consumido pela planta em outros processos. Fala-se, aqui, de um valor positivo de cálcio.

Dois terços do teor de cálcio do Perlka estão ligados ao nitrogênio e ficam imediatamente disponíveis para a planta. O outro terço do cálcio está na forma de di-hidróxido de cálcio e, portanto, afeta a estrutura do solo.

Adubar com cianamida de cálcio também aumenta a atividade biológica do solo. A cianamida de cálcio desliga os zoósporos no solo e inibe a germinação de esporos permanentes. Além disso, as plantas infectadas são estimuladas a formar novas raízes finas.

A cianamida de cálcio ativa o antagonismo natural do solo e, assim, previne doenças fúngicas transmitidas pelo solo. Os esporos permanentes dos fungos nocivos são sensíveis à cianamida de cálcio e são impedidos de germinar por muitas semanas. Fungos do solo como Sclerotinia, Fusarium, Alternaria ou Verticillium são menos comuns.

Todas essas características fazem do Perlka® um fertilizante único e uma ferramenta indispensável para quem deseja melhores safras, por ter melhores solos.