23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Pesquisador da TMG, Romeu Kiihl, é eleito Personagem Soja Brasil

Pesquisador da TMG, Romeu Kiihl, é eleito Personagem Soja Brasil

Também conhecido como “Pai da soja“, o melhorista participou do desenvolvimento de mais de 150 cultivares

 Romeu Kiihl

 O diretor científico e melhorista de germoplasma da Tropical Melhoramento & Genética, TMG, Dr. Romeu Kiihl, foi eleito Personagem Soja Brasil através do concurso cultural realizado pelo Canal Rural e parceiros como parte do Projeto Soja Brasil. A premiação foi dividida em duas categorias: indicação pela comissão julgadora, categoria em que Romeu foi eleito e votação do público pela internet, em que Taurino Alexandrino Loiola foi escolhido.  Ao todo, foram 11 indicados e a revelação dos vencedores aconteceu ontem, 12, no encerramento do Fórum Soja Brasil durante a 16ª Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O objetivo do prêmio é valorizar pessoas envolvidas na cadeia produtiva do grão e que possuem uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e a história da soja no país.

O Gestor de Mercado e Sementes da empresa, Osmair Mendonça, representou Kiihl na entrega do troféu. Na ocasião, foi apresentado um vídeo de agradecimento do pesquisador, que não pôde estar presente no evento. Ele agradeceu a iniciativa do Canal Rural. “É uma honra ter sido escolhido neste primeiro ano do concurso. Principalmente concorrendo com pesquisadores de alto nível e pioneiros da agricultura no Brasil Central“. Ele destacou sua paixão pela região nos seus 49 anos de pesquisa com a oleaginosa.

O pesquisador também deixou um recado à classe agronômica. “A cultura da soja deve continuar de forma sustentável com algumas correções, como a rotação de culturas com a escolha inteligente das plantas em sucessão“. Hoje o país é o segundo maior produtor mundial de soja, para Kiihl, o “Brasil em breve deve ocupar a primeira colação“.  E isso deve acontecer com o auxílio do pesquisador, que aos 72 anos, disse ainda ter muito a contribuir com a sojicultora brasileira. “Sinto como se estivesse ainda no começo dos meus trabalhos com a pesquisa na soja“.

A comissão julgadora do concurso também decidiu homenagear o trabalho de duas pessoas importantes na cadeia produtiva da soja: o fitopatologista, José Tadashi Yorinori, e o produtor rural de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Sérgio Stefanello.

O Diretor da TMG, Francisco Soares, avalia a premiação como um reconhecimento do trabalho realizado por Kiihl. “Nós o apelidamos de Pai da Soja e esse não é um exagero. Ele foi o grande precursor de muitas tecnologias como o desenvolvimento das cultivares Inox®, com resistência à Ferrugem asiática, além de ter contribuído com outros obstáculos enfrentados pelos sojicultores como o Cancro da haste e nematoides. Eu não vejo o Brasil como o produtor de soja que é hoje sem o Dr. Romeu influenciando no desenvolvimento genético de cultivares principalmente para o Cerrado“.

Para o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Nery Ribas, o Dr. Romeu é uma figura ilustre no meio da pesquisa. “Ele dedicou sua vida a isso. Nós da soja devemos muito ao seu conhecimento e ao seu espírito empreendedor e guerreiro. Queremos contar muitos anos ainda com a sua contribuição e paixão pelo grão. Parabenizo-o e reforço que ele é um exemplo para todos nós“.

O “Pai da Soja“ – O pesquisador é Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” – ESALQ/USP e conhecido como o “pai da soja” no Brasil principalmente por ser responsável pelo desenvolvimento de mais de 150 cultivares de soja.  A maioria delas voltadas à região do Cerrado, que apresenta solos ácidos e de baixa fertilidade, dificultando o cultivo da oleaginosa.

Na TMG, Dr. Kiihl desenvolve juntamente com uma equipe de pesquisadores e técnicos, germoplasma com resistência a doenças e nematoides. Para o Diretor, Francisco Soares, ele contribui muito com o trabalho da empresa. “É uma pessoa visionária, que busca sempre soluções com produtividades aos produtores. Ele tem uma habilidade tremenda de desenvolver plantas com atributos agronômicos que as deixam mais produtivas e sadias“.

O Gestor de Mercado e Sementes da empresa, Osmair Mendonça, lembra que junto do excelente trabalho desenvolvido por Kiihl há uma equipe competente de demais melhoristas genéticos e pesquisadores que compõem a TMG.

 

Inicio Notícias Pesquisador da TMG, Romeu Kiihl, é eleito Personagem Soja Brasil