23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Pesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar...

Pesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014

“Nematoide é um problema da sua área?“ é o tema de mais uma das palestras apresentadas durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014, que iniciou no último dia 10. A nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosângela Silva, está abordando o assunto com os produtores e público em geral para que fiquem atentos ao problema e aos primeiros sintomas que podem estar ocorrendo nas lavouras de soja. O evento vai percorrer ao todo 25 cidades dos estados de Mato Grosso, Goiás e Rondônia e termina no dia 05 de dezembro.

Conforme Rosângela, um dos aspectos que sempre estão relacionados a possível presença dos nematoides é a menor produtividade da área, fruto de diversos fatores, inclusive do problema nematológico já estabelecido. “Estamos discutindo a importância dos principais nematoides e o agravamento da situação em algumas áreas“, pontuou. A especialista ainda explica que após constatada a presença do patógeno, a única solução é a convivência. “O que irá definir se os danos serão maiores ou menores é a população desses fitopatógenos, o manejo realizado e a suscetibilidade da cultivar utilizada“, reforça.

Durante os encontros, que acontecem em duas cidades por dia, um no período matutino, a partir das 7h30, e outro no noturno, às 18h, a nematologista da Fundação MT também fala sobre a prevenção de infestação de nematoide, as perdas com a ocorrência do parasita, as ferramentas de manejo, como os nematicidas, além de responder as dúvidas dos participantes.

Evento ” Para levar ao público as informações sobre cuidados com a lavoura de soja plantada na safra 2014/2015, o evento É Hora de Plantar 2014 conta com uma equipe técnica formada por quatro pesquisadores da Fundação MT e um da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), de Botucatu/SP.

Nas rodadas, ainda estão sendo apresentados os temas: “Estratégias de manejo para sustentabilidade e qualidade da produção“, com a entomologista Lucia Vivan; “Tecnologia de aplicação e redução da deriva: em busca da sustentabilidade“, com o professor da Unesp, Ulisses Antuniassi; e “Ferrugem asiática: Riscos e Desafios da safra, com os especialistas Fabiano Siqueri e Ivan Pedro, ambos da Fundação MT.

Inicio Notícias Pesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar...