21.2 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar...

Pesquisadora fala sobre nematoides durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014

“Nematoide é um problema da sua área?“ é o tema de mais uma das palestras apresentadas durante as etapas do É Hora de Cuidar 2014, que iniciou no último dia 10. A nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Rosângela Silva, está abordando o assunto com os produtores e público em geral para que fiquem atentos ao problema e aos primeiros sintomas que podem estar ocorrendo nas lavouras de soja. O evento vai percorrer ao todo 25 cidades dos estados de Mato Grosso, Goiás e Rondônia e termina no dia 05 de dezembro.

Conforme Rosângela, um dos aspectos que sempre estão relacionados a possível presença dos nematoides é a menor produtividade da área, fruto de diversos fatores, inclusive do problema nematológico já estabelecido. “Estamos discutindo a importância dos principais nematoides e o agravamento da situação em algumas áreas“, pontuou. A especialista ainda explica que após constatada a presença do patógeno, a única solução é a convivência. “O que irá definir se os danos serão maiores ou menores é a população desses fitopatógenos, o manejo realizado e a suscetibilidade da cultivar utilizada“, reforça.

Durante os encontros, que acontecem em duas cidades por dia, um no período matutino, a partir das 7h30, e outro no noturno, às 18h, a nematologista da Fundação MT também fala sobre a prevenção de infestação de nematoide, as perdas com a ocorrência do parasita, as ferramentas de manejo, como os nematicidas, além de responder as dúvidas dos participantes.

Evento ” Para levar ao público as informações sobre cuidados com a lavoura de soja plantada na safra 2014/2015, o evento É Hora de Plantar 2014 conta com uma equipe técnica formada por quatro pesquisadores da Fundação MT e um da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), de Botucatu/SP.

Nas rodadas, ainda estão sendo apresentados os temas: “Estratégias de manejo para sustentabilidade e qualidade da produção“, com a entomologista Lucia Vivan; “Tecnologia de aplicação e redução da deriva: em busca da sustentabilidade“, com o professor da Unesp, Ulisses Antuniassi; e “Ferrugem asiática: Riscos e Desafios da safra, com os especialistas Fabiano Siqueri e Ivan Pedro, ambos da Fundação MT.

ARTIGOS RELACIONADOS

Koppert faz parte da Bonsucro

A Bonsucro é a plataforma global de sustentabilidade da cadeira produtiva da cana-de-açúcar,

Intensificação sustentável da agricultura e pecuária gera oportunidade aos produtores

O 5º Encontro sobre ILPF, que acontece no próximo dia 15 de outubro, em Bom Jesus/PI, no Gurguéia Palace Hotel, a partir das 8h.

Silício reduz a severidade de bacterioses e fungos de solo na cenoura

  Rodrigo Vieira da Silva Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e professor do IF Goiano " CâmpusMorrinhos rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br Bruno Eduardo Cardozo de Miranda Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e...

Amipa inaugura sua sede em Uberlândia

Uma estrutura de primeiro mundo. Esse é o melhor conceito para definir o novo prédio que abriga a sede filial da Associação Mineira dos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!