23.5 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiPimenta alaranjada é novidade para o setor produtivo

Pimenta alaranjada é novidade para o setor produtivo

Cláudia Silva da Costa Ribeiro

Pesquisadora da Embrapa Hortaliças

Crédito Cláudia Ribeiro

A nova cultivar de pimenta do tipo biquinho BRS Tui é uma das tecnologias apresentadas pela Embrapa. A cultivar apresenta alta produtividade e uniformidade, resistência a doenças e frutos muito doces, crocantes e aromáticos, tendo potencial para o mercado de consumo fresco e para o processamento na forma de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados. Ela atende ao segmento de mercado que procura materiais com menos picância, mas com sabor e aroma acentuados.

Outra possibilidade da pimenta BRS Tui é seu uso como planta ornamental, já que seus frutos possuem cor laranja-claro e são bem decorativos. É a primeira cultivar de pimenta biquinho da cor salmão disponível no mercado brasileiro, portanto, há grande potencial de impactar a cadeia produtiva que busca o desenvolvimento de produtos diferenciados para atender novos nichos.

 

Características

 

A cultivar de pimenta do tipo biquinho BRS Tui apresenta resistência a nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita), resistência intermediária a oídio (Oidiopsissicula) e mancha bacteriana (Xanthomonaseuvesicatoria e X. gardneri) e tolerância em campo a importantes viroses de pimentas (GRSV, TCSV, PepYMV e PVY).

BRS Tui produz, em média, 30 t/ha de frutos nas condições da região centro-oeste do Brasil, em seis meses de colheita, em espaçamento de 1,2 m entre linhas x 0,35 m entre plantas, com uma população de 23 mil plantas/ha.

 

Diferenciais

 

Como diferenciais, ao desenvolver essa pimenta, a Embrapa buscou disponibilizar ao mercado uma cultivar do tipo biquinho doce de coloração laranja claro, diferente das demais cultivares de pimenta biquinho disponíveis no mercado, com um forte potencial em atender novos nichos que buscam o desenvolvimento de produtos diferenciados à base de pimentas.

Desenvolvida pelo programa de melhoramento genético de Capsicum da Embrapa Hortaliças, a pimenta BRS Tui deve ser disponibilizada em breve em edital de oferta pública para contratação de empresas interessadas na multiplicação e comercialização de sementes.

A BRS Tui atende tanto o mercado de frutos frescos como o de processamento, na forma de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados. Pelo fato dos frutos serem doces, a nova cultivar também atende aos consumidores que não consomem pimentas devido ao seu ardor, podendo ainda ser utilizada como pimenta ornamental.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomate ‘INIACimarrón’ – Multitolerante com qualidade diferenciada

Matías González Arcos Engenheiro agrônomo,MSc. Ariel Manzzioni Técnico agrícola Ana Arruabarrena Msc em Agronomia Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA). Uruguay   'INIACimarrón' é um híbrido de tomate do segmento “Longa Vida“...

Clima favorável aumenta produção de pêssego no RS

Frio dentro da normalidade trouxe resultados positivos e safra pode ser 40% maior em relação a 2015   A produção de pêssego no Rio Grande do...

Silício reduz oídio em eucalipto

O eucalipto (Eucalyptus sp) é uma planta originária da Austrália, com mais de 700 espécies reconhecidas botanicamente. Algumas espécies foram introduzidas no Brasil e tiveram uma boa adaptação às condições edafoclimáticas brasileiras e hoje é uma planta de grande importância econômica, visto que pode ter múltiplos usos e finalidades devido às suas características físicas e químicas, que vão desde o uso de sua madeira até mesmo à extração de óleos essenciais.

Controle eficiente de plantas daninhas em eucalipto

  Arthur Arrobas Martins Barroso Doutorando em Produção Vegetal na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) " Campus Jaboticabal arrobas@usp.br O setor florestal brasileiro vem se...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!