25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPimenta da Amazônia poderá ser usada no combate ao inseto transmissor do...

Pimenta da Amazônia poderá ser usada no combate ao inseto transmissor do greening

O Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS) e a Embrapa Agroflorestal do Acre irão testar um óleo extraído da pimenta-de-macaco como inseticida natural para o controle do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do HLB (greening).

A pimenta-de-macaco, que é encontrada no Acre e sul do Amazonas, é rica em dilapiol, composto que se mostrou eficiente no controle de pragas na Índia, na Europa e nos Estados Unidos.

No psilídeo, o dilapiol inibe uma enzima P450, que é desintoxicante, fazendo com que o inseto se intoxique com o próprio alimento, no caso, a seiva da laranja. Assim, provoca-se a sua morte de uma maneira não agressiva ao meio ambiente.

“O dilapiol interfere no metabolismo do psilídeo, inibindo sua capacidade de se desintoxicar e realizando um controle natural. O composto altera a guerra química entre a planta e o inseto, favorecendo o vegetal que está sendo atacado“, explica o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Murilo Fazolin.

O óleo de pimenta-de-macaco pode ser utilizado como inseticida ou em conjunto com os defensivos convencionais para aumentar a sua eficiência, podendo reduzir em até 25% a dose comercial recomendada.

Convém salientar que os estudos realizados pelos pesquisadores da Embrapa Acre há pelo menos duas décadas já demonstraram a eficácia do óleo no controle de pragas de culturas como abacaxi, feijão, milho e café. Agora, Embrapa e o Fundecitrus irão testar se o produto também é eficiente no controle do psilídeo.

Por se tratar de um composto natural, o óleo da pimenta tem impacto menor no meio ambiente. A pesquisa segue uma das diretrizes do Fundo, que é de buscar opções mais sustentáveis para o cultivo de citros.

ARTIGOS RELACIONADOS

A enxertia na produção de mudas de pimentão

Rafael Campagnol Doutor em Agronomia e professor de Olericultura " Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) rafcampagnol@hotmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora em Agronomia " Zeólita Consultoria Agronômica Talita...

Controle de doença dos citros em MG

O agricultor que se dedica ao cultivo de plantas cítricas enfrenta grandes desafios, como a ameaça ....

Aminoácidos reduzem fitotoxicidade do cafeeiro

  O aminoácido é um redutor de estresse, por ajudar no processo de regeneração do tecido lesionado por essa condição Todas as culturas, inclusive o café,...

Nematoides fitopatogênicos contam com controle biológico

Paulo Roberto Pala Martinelli Engenheiro agrônomo, doutor e professor do CTA UNESP Jaboticabal prpmartinelli@yahoo.com.br   As perdas agrícolas, devido aos nematoides, podem variar muito, dependendo da espécie desses...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!