21.9 C
Uberlândia
terça-feira, março 25, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPimentas Isla - Descubra o sabor agregado

Pimentas Isla – Descubra o sabor agregado

 

Pimenta Fotos Isla Sementes
Pimenta Fotos Isla Sementes

A produção e o consumo de pimentas vêm aumentando bastante nos últimos anos no País. O aumento na demanda também está fazendo com que os brasileiros descubram novas variedades. A estimativa é de um mercado que movimenta mais de R$ 100 milhões ao ano. Ainda é pouco, mas a tendência é de crescimento acelerado.

Os novos tipos de pimentas e o desenvolvimento de variedades com valor agregado fazem com que o consumidor encontre na prateleira do supermercado, ou mesmo nas feiras, diversidade de cultivares. E isso acaba modificando o cenário de consumo no país.

Hoje, a pimenta ganha lugar de destaque na gastronomia e está presente na culinária não só em molhos e conservas. Ela é utilizada pelos chefs nos mais variados tipos e pratos, o que está ajudando a resgatar a culinária tradicional e regional. Apesar disso, o consumo per capita ainda é considerado baixo (0,5 g/dia) se comparado ao consumo em outros países. Entre os Estados produtores destaca-se Minas Gerais como o principal. O cultivo é feito em grande parte por produtores familiares.

Se sairmos do Brasil e analisarmos a produção mundial de pimenta, veremos que ela se concentra quase toda na Ásia. Aproximadamente 89% da produção mundial está localizada na Índia, Coréia, Tailândia, China, Vietnã, Srilanka e Indonésia. Outra região importante é a América do Norte, com os Estados Unidos e México à frente.

Das mais variadas cores, formatos e pungências, as pimentas despertam o paladar e o imaginário popular. As variedades mais conhecidas no Brasil são as malaguetas, tabasco, pimenta-de-cheiro, pimenta-bode, cumari-do-pará, biquinho, murupi, habanero, jalapenho, cayenne, serrano, cereja, dedo-de-moça, cambuci, cumari, pimenta-de-mesa e pimenta-doce.

Pimenta Fotos Isla Sementes
Pimenta Fotos Isla Sementes

Portfólio

A Isla Sementes, empresa de 60 anos de mercado, está atenta quando o assunto é pimentas. Possui no seu catálogo uma série de variedades. São mais de 30 cultivarescom vários sabores, cores, tamanhos e níveis de picância, agradando a todos os paladares e ocasiões.

Entre elas, de destaca a linha das brasileiras, que são versões especiais das tradicionais pimentas nacionais: Airetama Biquinho, BRS Biquinho, Iracema Biquinho, BRS Mari (Dedo de moça), BRS Seriema (BODE), Tupã bode vermelha, Arari Bode Amarela, Guaraci Cumari do Pará, Malagueta, Acemira de Cheiro e Pimenta Rosa.

A linha Super Picantes: Aimoré BhutJolokia e BoyraHabanero Vermelha; a linha de sementes híbridas: Coccinela, Peppino, Capperino, IbiunaJalapenho, IbirajaJalapenho, JupiraJalapenho, Guaraciaba Jalapenho, Grisú, Hot Suprema, Hot Chocolate e Ibaté Alongada Doce; a linha das tradicionais: Cayenne, IberabaJalapenho e a linha das ornamentais: Espaguetinho Ornamental, Pirâmide Ornamental, Stromboli Ornamental e Etna Ornamental.

A pimenta híbrida Capperinho, a pimenta híbrida Coccinella e a pimenta híbrida Peppino têm em comum não apenas os nomes italianos, homenagem ao país de origem dos cultivares. As três apresentam tolerância ao vírus Pappermildmotle (PMMoV) e são desenvolvidas para cultivo em campo aberto ou em estufas.

A coloração que vai do verde escuro ao vermelho brilhante na maturação e o formato dos frutos que lembram cerejas ou pitangas são seu grande atrativo. A Capperino destaca-se também por apresentar uma planta compacta, com frutos de parede grossa.

A Coccinella é utilizada para ornamentação e apresenta frutos redondos e uniformes. A Peppino possui frutos grandes e redondos, que podem chegar a cinco centímetros de diâmetro, tem ciclo precoce e apresenta alta produtividade.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro/2015 da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

ARTIGOS RELACIONADOS

Organominerais fornecem matéria orgânica para o solo

Diego Henriques Santos Engenheiro agrônomo da Codasp - Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Regional Noroeste) dihens@bol.com.br Existem diferentes fontes orgânicas de nutrientes em nosso País,...

Cultivo consorciado de alface tem mais produtividade?

AutoresArthur Felipe Eustáquio e Silva arthureustaquio22@gmail.com Sarah Maysa Perim Silva saraahpe@gmail.com Graduandos em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Roberta Camargos...

Espaçamento ideal entre canais de cultivo em sistema hidropônico

  Ernani Clarete da Silva Professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei clarete@ufsj.edu.br São inúmeras as vantagens do cultivo hidropônico, dentre as quais podem se destacar: “¢...

Cosmocel – Inovação em especialidades agrícolas

  A presença de pessoas, agricultores e técnicos na Hortitec 2015 foi maior do que nas edições passadas. Essa foi a observação de Mário Alberto...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!