Plantio com mulching – já conhece?

0
89

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo – Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)givago_agro@hotmail.com

Abacaxi – Crédito: Waldir dos Santos

A cobertura do solo, também conhecida como “mulching”, consiste em um sistema que utiliza algum material com a finalidade de cobrir o solo afim de assegurar melhores condições a cultura, atuando assim como um protetor. Esta cobertura atua como uma barreira entre o solo e a atmosfera, exercendo um efeito isolante.

Diversos tipos de material podem ser utilizados como mulching, a exemplo de material vegetal (capim, palha, bagaço, cascas, etc.), inertes (carvão, papel tratado, etc.) e os plásticos, também chamados filmes que são produzidos para esta finalidade a partir de polietileno, de baixa espessura e limitada largura, podendo ser de diversas cores como preto, branco, prateado, pardo, verde ou mesmo transparente.

Esta técnica tem sido adotada por muitos abacaxicultores e têm ganhado espaço em algumas regiões a exemplo do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais. Nesta modalidade de cultivo, o plástico é utilizado como revestimento na área de plantio, ou seja, as linhas de cultivo ficam protegidas.

Por que apostar no mulching

O cultivo do abacaxizeiro no sistema de mulching apresenta diversas vantagens quando comparado com o sistema de produção convencional sem cobertura. Partindo-se deste princípio, as vantagens apresentadas pelo sistema de mulching acaba favorecendo a rentabilidade da cultura, pois dentre outros aspectos, contribui para o aumento da produtividade.

Contudo, pelo custo de aquisição do material e implantação da técnica, o sistema de mulching fica 20% mais caro do que o método convencional e acaba apresentando um maior custo inicial.

Benefícios proporcionados

A cobertura plástica apresenta algumas vantagens em relação ao sistema convencional, sendo seus efeitos benéficos constatados pelos aspectos relevantes a cultura:

; A cobertura tende a reduzir a amplitude térmica, oportunizando maior uniformidade à temperatura do solo;

; Manutenção da umidade do solo, com redução da evaporação de água e consequente economia no consumo de água;

; Diminui a competição com plantas daninhas por água, nutrientes e luz, contribuindo assim para a redução nos gastos com mão de obra em capinas. Evita a ocorrência de possíveis ferimentos nas plantas durante as capinas e contribui para a redução no uso de herbicidas;

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.