18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Plantio de soja Bt deve ser expressivo na próxima safra

Plantio de soja Bt deve ser expressivo na próxima safra

 

Adeney de Freitas Bueno

Jose Ubirajara Moreira

Pesquisadores da Embrapa Soja

 

Plantio de soja Bt deve ser expressivo na próxima safra - Crédito Luize Hess
Plantio de soja Bt deve ser expressivo na próxima safra – Crédito Luize Hess

Na safra 2014/15, a lagarta mais daninha para a cultura da soja foi novamente a falsa-medideira, que ocorre em populações mais elevadas principalmente no período reprodutivo da cultura.

Neste período, a lavoura se encontra mais desenvolvida, o que muitas vezes dificulta as pulverizações com inseticidas. Além disso, as lagartas podem permanecer mais protegidas pelo “efeito guarda-chuva“ no baixeiro das plantas.

A escolha do inseticida errado, assim como da dose errada, podem comprometer o controle da praga. Entretanto, é importante salientar que os prejuízos causados pela lagarta variam muito de região para região, mas sempre onde o MIP foi integralmente adotado com a amostragem sendo realizada e o controle certo sendo feito no momento mais apropriado, a lagarta foi manejada satisfatoriamente.

Alerta

A falsa-medideira tem tirado o sono dos produtores devido à desfolha que causa, principalmente no período reprodutivo, que é quando a soja mais precisa de área foliar. As lagartas que atacam as vagens podem ser também muito prejudiciais por atacar diretamente os grãos, mas felizmente suas ocorrências são menos frequentes.

Entre as lagartas que atacam as vagens estão o grupo Spodoptera (S. cosmioides e S. eridania) e os heliotineos (Heliothis virescens e Helicoverpa armigera).

Benefícios proporcionados pela soja Bt

A soja Bt traz um controle eficiente das principais lagartas que atacam a cultura (com exceção da S. cosmioides e S. eridania), o qual será realizado 24 horas por dia em sete dias da semana. Entretanto, justamente esse benefício do controle constante é a principal ameaça à tecnologia devido à pressão constante de seleção de insetos resistentes que também será realizado o tempo todo.

Sendo assim, é de crucial importância para preservação dessa tecnologia que as medidas de manejo de resistência sejam adotadas. Entre essas medidas o plantio do refúgio tem papel fundamental.

Eficiência contra lagartas

A soja Bt disponível no mercado atualmente tem o evento “Intacta RR2 PRO“, que garante eficiência no controle de pragas. Assim, considerando que, no futuro, poderemos ter diferentes eventos contra insetos presentes na soja, é melhor discutir eficiência por evento e não para a tecnologia.

O evento “Intacta“ disponível comercialmente hoje trará um controle da lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), broca-das-axilas (Crocidosema aporema), lagarta do algodão (Heliothis virescens) e uma boa supressão da lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera).

As lagartas-das-vagens (Spodoptera cosmioides e Spodoptera eridania) não são controladas pela “Intacta“. Portanto, das lagartas mais comuns que atacam a cultura da soja, apenas o grupo Spodoptera não será ainda controlado pela soja Bt hoje disponível no mercado.

O espectro de ação da soja Bt deverá, no futuro, ser ampliado com o estaqueamento de outros eventos contra insetos.

A soja Bt traz um controle eficiente das principais lagartas que atacam a cultura - Crédito Luize Hess
A soja Bt traz um controle eficiente das principais lagartas que atacam a cultura – Crédito Luize Hess

Como funciona

O evento “Intacta“ propicia um controle efetivo das pragas alvos (principais lagartas da cultura da soja) associado às vantagens do evento RR2 (tolerância ao glifosato) e PRO (produtividade).

É importante salientar que o evento “Intacta RR2 PRO“ deverá estar disponível em diferentes variedades de soja. As diferenças com relação às variedades de soja ainda continuarão existindo e, portanto, as características de cada soja Bt dependerão da genética de cada variedade.

Atualmente, o único evento Bt disponível para soja é o Intacta, que expressa a proteína Cry1Ac. Novos eventos deverão ser agregados à soja no futuro, como aconteceu com o milho, por exemplo.

 

Para breve

Na safra 2014/15 o plantio de soja Bt ainda foi relativamente pequeno e não ultrapassou 20% da área cultivada com a cultura no País devido, principalmente, à falta de disponibilidade de sementes no mercado.

Na safra 2015/16 a área cultivada irá, muito provavelmente, aumentar consideravelmente, mas ainda pode ser limitada pela disponibilidade de sementes que deverá aumentar gradativamente nas safras seguintes com o lançamento e registro de novas cultivares Intacta no mercado.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Grãos Plantio de soja Bt deve ser expressivo na próxima safra