27.7 C
São Paulo
quarta-feira, maio 18, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Hortifrúti Plantio suspenso de morango

Plantio suspenso de morango

Autor

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com

Morango suspenso – Crédito: Shutterstock

O plantio suspenso engloba vários sistemas de produções, NFT, aeroponia, aquaponia e sistema de fertirrigação por gotejamento em substrato. A denominação mais utilizada para os plantios suspensos é “produção fora de solo”.

Internacionalmente, o plantio suspenso foi inicialmente apreciado pelos produtores como uma alternativa de substituição da esterilização do solo, principalmente quando o principal produto sofreu proibição ou restrições de uso, o brometo de metila.

Posteriormente, a melhorias das condições de trabalho que os sistemas suspensos propiciam passou a ser fundamental para o sucesso da atividade. Outras vantagens que não podem ser ignoradas são: possibilidade de maior adensamento de plantas por área, utilização de áreas com solos improdutivos e a produção em zonas urbanas. 

No entanto, as técnicas utilizadas eram, e ainda são, insuficientes para se atingir o potencial máximo destes sistemas. Muitas técnicas utilizadas em sistemas convencionais e que são inadequadas para sistemas suspensos foram e ainda estão sendo usadas. Estes são um dos principais fatores que dificultam o crescimento da atividade.

Evolução

Como é um segmento que está em um momento de forte desenvolvimento tecnológico, a produtividade, a qualidade de frutos e os outros fatores de produção devem ter significativas melhorias nos próximos anos.

Em países em que os sistemas suspensos estão bem evoluídos, as produtividades médias por área são de três a cinco vezes maiores que as convencionais. A produtividade média brasileira é em torno de 32 toneladas por ha/ano, e hoje, com a aplicação das técnicas já conhecidas, a produtividade pode alcançar de 60 a 80 toneladas por ha/ano.

Com a introdução de novas tecnologias em desenvolvimento, estas produtividades terão significativos aumentos de produtividade e qualidade.

Capacitação

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Plantio suspenso de morango