18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Policote Nitro - Aditivo para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada

Policote Nitro – Aditivo para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada

Roberto Reis

Engenheiro agrônomo, doutor e diretor técnico/Wsct

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação

Devido à importância nutricional, ao baixo aproveitamento agronômico e à elevada participação do custo de produção agrícola da adubação nitrogenada em várias culturas, esforços têm sido realizados para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada. Para alcançar este objetivo, um conjunto de ações deve ser realizado.

O Conceito 4C (uso da fonte certa de fertilizante, na dose certa, no local certo e na época certa) é um bom exemplo de ações neste sentido. E nessa linha de raciocínio, utilizar fontes de fertilizantes com tecnologias agregadas que contribuam para aumentar sua eficiência constitui-se em mais uma ferramenta à disposição do agricultor para ter êxito no uso de fertilizantes.

Assim, os fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada têm, a cada dia, sido mais utilizados na agricultura. Dentre estes, destacamos aqueles revestidos com a tecnologia Policote Nitro, que é uma tecnologia de revestimento da ureia visando aumentar a eficiência agronômica da adubação nitrogenada.

Experimentos

A tecnologia Policote Nitro foi validada em experimentos realizados em instituições de pesquisa de diferentes regiões do Brasil, que podem ser acessados no site da Wirstchat (wsct.com.br), empresa que comercializa o Policote Nitro. Nestes experimentos, a resposta às doses de nitrogênio, utilizando ureia comum e ureia revestida com Policote, foram comparadas, mostrando melhor desempenho (aumento da eficiência da adubação nitrogenada e maior produtividade) ao utilizar a ureia revestida com Policote Nitro.

Para atender o agricultor, a Wirstchat tem parcerias com empresas misturadoras de fertilizantes, como a Utilfértil, no Estado de São Paulo, e a Coopavel, no Estado do Paraná.

Em cada misturadora, a ureia revestida com Policote Nitro recebe um nome próprio. Por exemplo, na Utilfértil a ureia revestida com Policote Nitro recebe o nome de Utilmax, enquanto que na Coopavel recebe o nome de Ureia Super.

Resultados

Rafael Assaf, agricultor de Paranapanema (SP) - Créditos Divulgação
Rafael Assaf, agricultor de Paranapanema (SP) – Créditos Divulgação

O Policote Nitro já é utilizado há várias safras com resultados satisfatórios junto aos agricultores. Por exemplo, Rafael Assaf, agricultor de Paranapanema (SP), utiliza o Utilmax em sua propriedade há cinco anos com resultados satisfatórios.

Ele comenta: “primeiramente percebi aumento de produção tanto no milho quanto no trigo. A versatilidade da aplicação de Utilmax possibilita sua aplicação em condições adversas, trazendo melhor aproveitamento do nitrogênio“.

Rubin Friske, agricultor de Cascavel (PR), que utiliza a Ureia Super desde o início do uso do Policote Nitro pela Coopavel, em 2010, comenta que está satisfeito porque “a relação custo-benefício se torna mais atrativa com a Ureia Super em relação à convencional, pois o ganho com a primeira, comparado à ureia sem proteção, é muito maior e seguro“.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Policote Nitro - Aditivo para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada