15.2 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPolicote Nitro - Aditivo para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada

Policote Nitro – Aditivo para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada

Roberto Reis

Engenheiro agrônomo, doutor e diretor técnico/Wsct

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação

Devido à importância nutricional, ao baixo aproveitamento agronômico e à elevada participação do custo de produção agrícola da adubação nitrogenada em várias culturas, esforços têm sido realizados para aumentar a eficiência da adubação nitrogenada. Para alcançar este objetivo, um conjunto de ações deve ser realizado.

O Conceito 4C (uso da fonte certa de fertilizante, na dose certa, no local certo e na época certa) é um bom exemplo de ações neste sentido. E nessa linha de raciocínio, utilizar fontes de fertilizantes com tecnologias agregadas que contribuam para aumentar sua eficiência constitui-se em mais uma ferramenta à disposição do agricultor para ter êxito no uso de fertilizantes.

Assim, os fertilizantes nitrogenados de eficiência aumentada têm, a cada dia, sido mais utilizados na agricultura. Dentre estes, destacamos aqueles revestidos com a tecnologia Policote Nitro, que é uma tecnologia de revestimento da ureia visando aumentar a eficiência agronômica da adubação nitrogenada.

Experimentos

A tecnologia Policote Nitro foi validada em experimentos realizados em instituições de pesquisa de diferentes regiões do Brasil, que podem ser acessados no site da Wirstchat (wsct.com.br), empresa que comercializa o Policote Nitro. Nestes experimentos, a resposta às doses de nitrogênio, utilizando ureia comum e ureia revestida com Policote, foram comparadas, mostrando melhor desempenho (aumento da eficiência da adubação nitrogenada e maior produtividade) ao utilizar a ureia revestida com Policote Nitro.

Para atender o agricultor, a Wirstchat tem parcerias com empresas misturadoras de fertilizantes, como a Utilfértil, no Estado de São Paulo, e a Coopavel, no Estado do Paraná.

Em cada misturadora, a ureia revestida com Policote Nitro recebe um nome próprio. Por exemplo, na Utilfértil a ureia revestida com Policote Nitro recebe o nome de Utilmax, enquanto que na Coopavel recebe o nome de Ureia Super.

Resultados

Rafael Assaf, agricultor de Paranapanema (SP) - Créditos Divulgação
Rafael Assaf, agricultor de Paranapanema (SP) – Créditos Divulgação

O Policote Nitro já é utilizado há várias safras com resultados satisfatórios junto aos agricultores. Por exemplo, Rafael Assaf, agricultor de Paranapanema (SP), utiliza o Utilmax em sua propriedade há cinco anos com resultados satisfatórios.

Ele comenta: “primeiramente percebi aumento de produção tanto no milho quanto no trigo. A versatilidade da aplicação de Utilmax possibilita sua aplicação em condições adversas, trazendo melhor aproveitamento do nitrogênio“.

Rubin Friske, agricultor de Cascavel (PR), que utiliza a Ureia Super desde o início do uso do Policote Nitro pela Coopavel, em 2010, comenta que está satisfeito porque “a relação custo-benefício se torna mais atrativa com a Ureia Super em relação à convencional, pois o ganho com a primeira, comparado à ureia sem proteção, é muito maior e seguro“.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Há necessidade de colocar o fósforo em profundidade?

O sistema de cultivo e o manejo da adubação fosfatada influenciam a disponibilização do P no solo, seu acesso pelas plantas e, por fim, a produção das culturas.

Bioestimulantes – Mais produtividade e qualidade dos grãos

AutoresJade Cristynne Franco Bezerra Engenheira florestal e mestranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná (UFPR) jadefranco9@gmail.com Samia Rayara de Sousa Ribeiro ...

Brandt aposta na evolução dos fertilizantes

Antonio Coutinho Diretor técnico e de marketing da Brandt do Brasil   O crescimento populacional e a necessidade crescente de alimentos para o mundo tem sido o...

De lixo a nutriente – Palha de café é fonte de adubo orgânico

  A palha do café pode ser usada para várias finalidades, dentre elas a adubação orgânica. Há quem use como combustível para secadores, como adubo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!