23.5 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioPecuáriaApiculturaPolinização artificial é essencial para a produção do maracujazeiro

Polinização artificial é essencial para a produção do maracujazeiro

Terezinha de Fátima Fumis

tffumis@fc.unesp.br

Aloisio Costa Sampaio

Doutores e professores da FC/UNESP ” Bauru

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A flor do maracujazeiro apresenta autoincompatibilidade, ou seja, é incapaz de produzir frutos quando polinizada com o próprio pólen e também com o grão de pólen de outras flores da mesma planta. Além disso, o grão de pólen é muito pesado e não pode ser carregado pelo vento, necessitando, portanto, de um agente polinizador.

As flores do maracujazeiro são completas (hemafroditas), abrem uma única vez, e se não forem fecundadas por meio da polinização, murcham e caem. A flor não se autofecunda e nem fecunda as demais flores produzidas na mesma planta. A polinização também não ocorre pelo vento, devido ao peso e à viscosidade do grão de pólen.

Portanto, a polinização é uma das fases mais importantes na produção do maracujá. Ressalta-se que a produtividade da cultura está diretamente relacionada à eficiência na polinização de suas flores.

Tipos de polinização

A polinização das flores do maracujazeiro pode ser natural ou manual. A polinização natural é feita por agentes polinizadores, sendo os mais eficientes as mamangavas, abelhas do gênero Xylocopa, devido ao seu grande porte e à estrutura da flor.

Ao visitarem a flor do maracujazeiro, encostam seu dorso nos estames, onde estão os grãos de pólen, retirando e levando-os para o estigma de outras flores, efetuando, desta maneira, a polinização.

Na polinização artificial o produtor deve, inicialmente, tocar os dedos nas anteras das flores de diferentes plantas, distantes umas das outras, até que fiquem impregnados com o pólen, e tocar levemente nos estigmas de uma flor.

Em seguida, nessa mesma flor, o produtor deve tocar novamente as anteras para retirar mais pólen, evitando que este pólen retirado toque no estigma da flor que o produziu.

Basta um toque nas flores, com o operador caminhando rapidamente pela plantação. Repetir a operação por diversas vezes, principalmente nos picos de florescimento.

Eficiência

A polinização natural depende da quantidade de agentes polinizadores presentes na cultura, neste caso as mamangavas. Uma média de 100 flores de maracujá, no máximo oito irão formar frutos. Já com a polinização manual, de 100 flores a proporção será no mínimo de 35 formando frutos.

Com essa conta simples é possível verificar que a polinização manual aumenta a produtividade, obtendo mais frutos por planta e maior rendimento de polpa.

Para um bom resultado, é preciso manter a lavoura sadia e com disponibilidade de mãodeobra nos picos de florada. Para cada hectare são necessárias de duas a três pessoas trabalhando em média cinco horas por dia. Neste período, uma pessoa poliniza em média 4.500 flores de maracujá (900 flores/hora).

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Polo da Rota do Mel em Minas Gerais é lançado por Ministério da Integração e Codevasf

Novas famílias foram estruturadas com kits de apicultura em Ubaí e Januária; semiárido mineiro já produz 730 toneladas anuais de mel A produção de mel...

Composto orgânico proporciona mais qualidade para o solo?

AutoresRegina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Miguel Henrique Rosa Franco Doutor em Agronomia...

Manejo dos organominerais em maracujá

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com Os fertilizantes...

O mundo precisa das abelhas

Em ambientes naturais, as abelhas nativas, dentre outros agentes polinizadores, são responsáveis pela reprodução vegetal de diversas famílias da flora, aumentando a produtividade e a variabilidade dos vegetais por meio da polinização cruzada. Seu trabalho é tido como um serviço ecológico-chave para a manutenção e a conservação dos ecossistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!