23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Por que investir em sementes de soja de alto valor?

Por que investir em sementes de soja de alto valor?

Autor

Luiz Nery Ribas
Engenheiro agrônomo, consultor e presidente do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil)
nery@neryribas.com.br

O produtor de soja, dentre os diversos fatores de produção envolvidos, busca na implantação da cultura, no leito da semeadura, utilizar as melhores sementes e de qualidade, com alto teor de germinação e vigor. Assim, comprova-se a cada dia que uma lavoura bem estabelecida resulta em altas produtividades.

O investimento em sementes de soja de alto valor traz ao sojicultor a garantia de melhor estabelecimento, com uniformidade de estande, um arranjo espacial adequado e consequente economia e melhor aproveitamento do potencial produtivo entregue pela genética utilizada.

As sementes de alto valor trazem em seu bojo de ofertas ao produtor de soja as melhores condições de germinação e vigor, com teores garantidos de 90 a 95% de germinação e 80 a 85% de vigor em teste de tetrazólio, além de um combinado de benefícios agregados no produto, como: tratamento de semente industrial, unidade de medida por embalagem, ou seja, bags embalados com número fixo de sementes (5,5 milhões), viabilizando ao produtor adquirir somente o suficiente para sua lavoura, entrega pela empresa produtora, embarque diferenciado com temperatura ajustada, auditoria por empresa especializada, entre outros.

O desempenho no campo se diferencia e aparece nos campos implantados com estas sementes.

Obstáculos

Entre os erros mais frequentes dos produtores rurais, estão desuniformidade do plantio (estande), devido à margem de segurança usada pelo produtor (joga semente a mais, na dúvida se vai nascer e vingar); transporte da sementeira até a fazenda e armazenagem da semente até o momento do plantio (transportadores despreparados, grande tempo de exposição ao sol em altas temperaturas e locais inadequados para a semente ficar armazenada até a semeadura); tratamento de sementes on farm (na fazenda), que pode trazer danos à semente pela qualidade no manuseio e concentração dos produtos (ingredientes ativos) utilizados.

A proposta do produtor de sementes no fornecimento de sementes de alto valor consiste em evitar e reduzir drasticamente este erros, uma vez que o acompanhamento diferenciado, com a agregação dos serviços descritos acima, dará as melhores condições para que o potencial produtivo das cultivares seja explorado.

Acessibilidade

As sementes de alto valor são acessíveis ao produtor, entretanto, cada um deve saber das suas condições e realidades para a aquisição e viabilidade de uso. A semente é um ser vivo, e por isso deve ser tratada de forma diferenciada e com os cuidados que exige.

Para explorar todo o seu potencial, as condições e fatores de produção devem estar equilibrados e sintonizados com o manejo do sistema produtivo da propriedade. Ela, sozinha, não opera milagres, assim, todas as condições e fatores devem estar alinhados para que a semente expresse sua produtividade.

O custo x benefício de uma semente de alta qualidade, com altos teores de germinação e vigor (no teste de tetrazólio) se justifica e se torna barato quando o produtor é consciente, busca junto ao seu fornecedor acompanhar todas as etapas do processo de produção, transporte e armazenagem desta semente e dá a ela todas as condições vitais ao seu potencial de produção e produtividade.

Como dizia nosso grande mestre Dirceu Gassen, todo comprador tem o vendedor que merece”

Inicio Revistas Grãos Por que investir em sementes de soja de alto valor?