27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Por que Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do...

Por que Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do Brasil?

Pixabay

Recentemente, o Brasil entrou para o ranking dos 15 maiores produtores globais de energia solar após ultrapassar 13 GW de capacidade instalada em 2021, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Atualmente, o país já conta com quase 15 GW de geração fotovoltaica e a Absolar prevê que serão adicionados mais 12 GW de potência em 2022. De acordo com as estimativas, a capacidade de geração fotovoltaica no Brasil vai crescer cerca de 90% este ano.

Um dos estados que mais produz energia por meio da fonte no país é Minas Gerais, que em 2021 alcançou a marca histórica de 2 gigawatts (GW) de capacidade fotovoltaica em operação, sendo 631,16 megawatts(MW) de geração centralizada e 1.384,21 megawatts de geração distribuída. Entretanto, uma grande dúvida é: por qual motivo o estado se destaca tanto na produção de energia solar?

De acordo com a SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, o estado ganha protagonismo nessa questão principalmente por conta da alta incidência solar em quase todo seu território na maior parte do ano e uma grande área de concessão da Cemig que tem 8,5 Milhões de consumidores. Além disso, o Governo do estado também oferece alguns benefícios fiscais como a isenção de ICMS da energia injetada na rede e o licenciamento ambiental simplificado para usinas de até 10 MW que facilitam a instalação desses empreendimentos.

Segundo a integradora, os altos números relacionados ao uso de energia solar começaram a subir quando Minas eliminou a dupla tributação sobre equipamentos ligados à fonte. O estado foi o primeiro a fazer isso no Brasil. Fora isso, ao longo do tempo, o Governo estadual também implementou alguns incentivos à energia renovável, como o Projeto Sol de Minas, por exemplo.

O programa é uma iniciativa estratégica que visa à diversificação da matriz energética a partir do aumento de projetos de geração de energia fotovoltaica juntamente com a atração de empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor. O projeto se compromete a realizar diagnósticos da legislação pertinente de forma a simplificar a implantação de investimentos em energia fotovoltaica, atraindo negócios sustentáveis e fomentando a criação de empregos verdes na região.

“Fora todas essas questões citadas anteriormente, Minas Gerais é um estado que aderiu à campanha mundial Race to Zero, para zerar emissões de carbono até 2050 e para atingir esse objetivo o governo já afirmou estar criando ações para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa e para fomentar o desenvolvimento sustentável regional. Isso faz com que o território avance em relação a outros estados”, afirma Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor Comercial da SolarVolt Energia.

Inicio Notícias Por que Minas Gerais é o maior produtor de energia solar do...