Potássio + aminoácidos: Melhor enchimento da cebola

0
104

Ronaldo Machado Juniorronaldo.juniior@ufv.br  Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutorando em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Herika Paula PessoaEngenheira agrônoma, mestra e doutoranda em Fitotecnia – UFVherika.paula@ufv.br 

Cebola – Crédito: Shutterstock

A cebola (Allium cepa) é a terceira hortaliça de maior importância econômica no Brasil, superada apenas pela batata e tomate. Ela pode ser consumida de diferentes maneiras, in natura, em conservas, desidratada e como condimento. O consumo de cebola per capita no Brasil atualmente é de aproximadamente 4,7 kg por ano.

O volume de cebola consumido pelo brasileiro está em pleno crescimento a partir da década 1980, devido a mudanças alimentares da população. A busca por uma melhor qualidade de vida, tendo como base uma dieta mais saudável, contribuiu de forma determinante para a promoção de um marketing positivo para essa hortaliça.

Pesquisas sobre as propriedades nutricionais de algumas hortaliças evidenciam a cebola como um dos principais integrantes do grupo alimentar denominado “nutracêuticos”, ou grupo de alimentos funcionais. Com efeito, esses resultados também promoveram a expansão do consumo dessa hortaliça.

O impulsionamento da demanda naturalmente proporcionou ambiente comercial favorável para expansão da produção e do mercado da cebola nas diferentes regiões produtoras do Brasil.

Profissionalismo

Para conseguir atender a demanda, os produtores de cebola têm se tecnificado cada vez mais e incorporado diferentes tecnologias à sua lavoura para alcançar altas produtividades. Um dos principais fatores que influenciam a produtividade e desenvolvimento da cebola é a nutrição da planta. Os solos brasileiros são, em sua maioria, naturalmente ácidos e pouco férteis, apresentando restrições ao desenvolvimento da cebola.

Além dessa acidez natural, o cultivo do solo promove uma acidificação contínua pelo uso de determinados adubos. Portanto, o uso de corretivos da acidez e de adubos é de grande importância para a produção. Convém enfatizar que o tipo e a quantidade de calcário e adubos devem ser definidos com base na análise de solo da área que se vai cultivar.

A determinação da quantidade de nutrientes e sua aplicação na forma e momento mais adequados para as espécies vegetais são influenciadas pelas características da planta, do solo e do ambiente de cultivo. Além das características botânicas da cebola, deve-se conhecer a função dos nutrientes, os sintomas de deficiência e toxidez, as formas de absorção e transporte destes, a curva de crescimento, a disponibilidade e eficiência de recuperação de cada nutriente adicionado no solo, para se calcular a necessidade de calagem e adubação.

Atenção

Os macronutrientes nitrogênio (N) e o potássio (K) merecem certa atenção nesta cultura, sendo K o nutriente mais importante, seguido pelo N. Várias pesquisas constataram interação significativa entre nitrogênio e potássio na produtividade de culturas formadoras de órgãos de reserva subterrâneos.

Assim, tais elementos devem ser aplicados no plantio e em cobertura, parcelados, na forma sólida ou juntamente com a água de irrigação, em fertirrigação. Já o fósforo, enxofre e os micronutrientes são aplicados de uma única vez e de forma localizada, no plantio.

O potássio atua nos processos osmóticos, na síntese de proteínas e na manutenção de sua estabilidade, na abertura e fechamento dos estômatos, na permeabilidade da membrana e no controle do pH da célula. Ele aumenta a tolerância a doenças e propicia melhor formação do bulbo e maior conservação pós-colheita, sendo essencial o balanço K:N para o bom desenvolvimento e qualidade da cebola.

Sua deficiência se caracteriza pelo murchamento das folhas; as mais velhas apresentam coloração amarelada, progredindo para o secamento das pontas, reduzindo também o desenvolvimento dos bulbos.

Pesquisas

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.