18.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiPotássio com aminoácidos melhora o enchimento da cebola

Potássio com aminoácidos melhora o enchimento da cebola

Roberta Camargos de Oliveira

Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia

robertacamargoss@gmail.com

Fernando Simoni Bacilieri

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – ICIAG-UFU

ferbacilieri@zipmail.com.br

Daniel Lucas Magalhães Machado

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – ICIAG-UFU

danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br

Os bulbos de cebola são consumidos pelo seu sabor, aroma e valor nutricional na dieta humana, principalmente pelas propriedades médicas importantes, prevenindo o envelhecimento e atuando no tratamento de doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol, hipertensão, catarata e distúrbios do sistema digestivo. A ação bacteriostática é especialmente importante, pela eficácia específica contra Helicobacterpylori, uma bactéria que causa gastrite e aumenta o risco de câncer de estômago.

A cebola é rica em compostos que apresentam propriedades antioxidantes, em especial os compostos fenólicos, capazes de eliminar os radicais livres, protegendo contra a oxidação celular. As concentrações de tais componentes são influenciadas por fatores genéticos, condições ambientais e condições de manejo.

Dentre as práticas agrícolas, a fertilização consiste na fração mais cara, porém, de maior retorno econômico, resultando em maiores rendimentos e em produtos mais uniformes e de maior valor comercial.

Quanto aplicar de adubo?

A necessidade de fertilizantes é variável, de acordo com a necessidade de cada solo e suas disponibilidades de nutrientes, fatores econômicos da área, suprimento de umidade e cultivar. Independente das particularidades, a nutrição adequada é crucial para determinar o rendimento e a qualidade dos bulbos de cebola.

O potássio (K) é o segundo nutriente mais absorvido e exportado pela cebola.A necessidade de K para um ótimo crescimento é de cerca de 40 g/kg de matéria seca da parte vegetativa, sendo que a deficiência de potássio na planta de cebola é caracterizada por amarelecimento das folhas velhas, secamento da ponta foliar e reduzido crescimento do bulbo.

A aplicação de K deve estar em sintonia, em especial com os demais cátions, no intuito de permitir o fornecimento adequado de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas e estabelecimento do estande desejado.

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

O papel do potássio

Os possíveis incrementos significativos em produtividade e qualidade com a adição de K, isolado ou em combinação com aminoácidos, está relacionado à gama de funções do nutriente: regulação de turgescência, metabolismo primário, alongamento celular, osmorregulação, ativação enzimática, transporte de solutos a longa distância, equilíbrio entre cátions e aníons, regulação citoplasmática do pH, síntese de proteínas e amido e, ainda, papel proeminente na resistência à seca, salinidade e alta luz ou frio.

O potássio também se relaciona com a síntese de compostos secundários que atuam como inibidores da ação e desenvolvimento dos fatores bióticos. Portanto, plantas nutridas adequadamente com K apresentam redução na incidência e severidade de doenças e pragas.

O potássio, por ser monovalente, apresenta elevadas perdas por lixiviação nos latossolos. A lixiviação do K, além de reduzir o lucro do produtor, acarreta contaminação dos lençóis freáticos. Se a taxa de aplicação de K for excedida ou não sincronizada com a demanda da cultura, em uma determinada dose o rendimento cai, pois o nutriente passa a ser muito excessivo e a eficiência de utilização diminuiu, aumentando os riscos de lixiviação de K.

Já foi relatado que 50% do fertilizante com K aplicado podem ser lixiviados abaixo de 0,6 m no perfil do solo, profundidade superior a capacidade de absorção pelo sistema radicular da cebola. Por isso, pulverizações foliares com fontes de K, em complementação a adubações de solo, tem se mostrado compensatórias, no entanto devem ocorrer pouco antes do enchimento dos bulbos, período de máxima demanda.

A grande demanda de K, em especial na bulbificação, se relaciona à redução do potencial osmótico, favorecendo a entrada de água e de fotoassimilados, contribuindo para o enchimento dos bulbos.

A necessidade de fertilizantes varia de acordo com a necessidade de cada solo - Fotos Shutterstock
A necessidade de fertilizantes varia de acordo com a necessidade de cada solo – Fotos Shutterstock

Alternativas

Em razão do crescente aumento nos custos da fertilização química e de seus impactos sobre o ambiente, buscam-se alternativas de fertilização que sejam mais econômicas, eficientes e sustentáveis. A incorporação de compostos orgânicos, fontes de aminoácidos, tem sido estimulada, sendo uma alternativa interessante para o desenvolvimento de culturas de alto valor nutricional, como a cebola.

Os aminoácidos podem ser considerados bioestimulantes pelo efeito positivo no desenvolvimento das plantas, como observado com a aplicação de ácidos húmicos, com aumento do crescimento das raízes e absorção de nutrientes como N, P e Zn; efeitos semelhantes à auxina, aumento da concentração de clorofila e fotossíntese. Com relação aos aspectos de qualidade, os compostos de ácidos húmicos podem alterar as concentrações de sólidos solúveis, açúcares, carboidratos e amido.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos promovem crescimento da alface

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Resultados da adubação potássica + extrato de algas em rúcula

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Maior feira de Máquinas e Insumos da Cooxupé acontece em fevereiro

16ª edição da FEMAGRI já conta com todos os espaços vendidos e aguarda um público de mais de 35 mil pessoas Entre os dias 08...

FLV IV Gama – A Solução para Uma Alimentação Saudável

São Paulo sediará o maior e mais importante evento sobre o mercado de FLV IV Gama (Frutas, Legumes e Verduras Minimamente Processados) do Brasil,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!