28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaPotencial da capina elétrica para erva-mate

Potencial da capina elétrica para erva-mate

Zasso

Uma comitiva com 28 produtores de erva-mate e representantes do setor participaram de um tour técnico por São Paulo e Minas Gerais com o objetivo de conhecer e compartilhar informações com cadeias produtivas de café, chás e da própria cultura. Em uma das visitas, puderam conhecer de perto em uma propriedade em Louveira/SP, a capina elétrica com a linha Raiden, uma tecnologia brasileira desenvolvida pela multinacional Zasso.

A ferramenta, dotada de alta tecnologia, utiliza descargas elétricas para eliminar ervas daninhas das plantações. As visitas, foram organizadas pela Associações dos polos regionais produtores de Erva-mate do Estado do Rio Grande do Sul (AA Erva-Mate), e foram acompanhadas pelo Prefeito de Ilópolis/RS, Edmar Rovadoschi e pelo presidente do Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva-Mate), Alberto Tomelero.

Assim como em outras culturas, a erva-mate também sofre com a mato-competição, que faz com que os pés tenham que disputar água e nutrientes, prejudicando a produção. Segundo Clóvis Roberto Roman, presidente da associação e também agricultor, uma área sem invasoras facilita muito os tratos culturais e a colheita. “As plantas daninhas que mais causam preocupação para nós são: Guanxuma, Corda de Viola, Picão, Buva e o Cipó de Água”, explica.

Sustentabilidade

A solução patenteada de controle elétrico de ervas daninhas da Zasso é uma alternativa não química aos herbicidas e ainda uma ferramenta zero emissão de carbono. Era exatamente o que buscava o grupo de produtores. “Procurávamos alternativas sustentáveis para a erva-mate, e foi quando encontrei o material da empresa na internet e aí passamos a alinhar essa demonstração”, relata.

Segundo o presidente da associação, os produtores ficaram empolgados com a grande possibilidade de aplicação da capina elétrica em suas fazendas. “Tivemos a possibilidade de ver que a solução é perfeitamente adaptável a geografia de nossa região. Com alguns ajustes técnicos podemos sim adotar a tecnologia na cultura”, finaliza.

Zasso Group AG – É uma empresa sediada na Suíça, que tem como missão fornecer tecnologias seguras, eficientes, viáveis e necessárias para um mundo livre de herbicidas. A companhia remodelou o paradigma mundial de capina. Originalmente desenvolvida no Brasil, a tecnologia patenteada é sistêmica, controlando os sistemas aéreos e radiculares das plantas. Possui escritórios em Zug (Suíça), Indaiatuba (Brasil), Aachen (Alemanha) e Paris (França). Mais informações podem ser encontradas no site corporativo: www.zasso.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

Erva-mate de SC conquista Indicação Geográfica

O registro de Indicação Geográfica é conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Tecnologia limpa disponível no Brasil é aliada do produtor de orgânico

Para não utilizar químicos no controle de plantas daninhas, a capina elétrica é uma alternativa viável, segura para a fauna, flora e ao solo da propriedade, além de emitir zero carbono.

Capina elétrica: quais as vantagens?

A técnica é possível e já está em prática, podendo ser mais uma das opções disponíveis para o manejo integrado de plantas daninhas.

Erva-mate

A decisão de investir no cultivo de uma espécie bem brasileira, enraizada culturalmente ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!