Caracterizações agronômicas e de atributos sensoriais de cafés da cultivar Bourbon foram analisadas em diferentes municípios produtores de Minas Gerais A qualidade dos cafés produzidos atualmente é um dos atributos mais importantes que o setor produtivo dispõe para ingressar no mercado de cafés especiais, os quais proporcionam maior rentabilidade. Os cafeicultores estão cada vez mais conscientes de que suas propriedades cafeeiras devem ser consideradas como empresas, que abrangem dinamismo, desenvolvimento, desafios e expansão na busca pela redução de custos e perdas, adequação e implantação de tecnologias que reflitam qualidade no produto final. |
Nesse contexto, o mercado dos cafés especiais se expande, proporcionalmente, em nível superior às taxas de crescimento do consumo dos cafés tradicionais. Tal crescimento é reflexo do perfil cada vez mais exigente do novo consumidor de café, o qual valoriza a qualidade e, assim, demonstra disposição de pagar a mais por ela. Esse hábito de consumo tem-se revelado de maneira expressiva principalmente pelos apreciadores de café norte-americanos e europeus.
Para atender essa demanda, o Brasil tem plenas condições de oferecer quantidades expressivas de café com qualidade no mercado internacional. Conhecido pelo potencial de produção de cafés de elevada qualidade sensorial, o grupo de cultivares Bourbon se torna uma das opções dos cafeicultores para produzir cafés especiais a fim de atender os referidos mercados exigentes. Para subsidiar a escolha da melhor cultivar de Bourbon para cada região produtora de Minas Gerais, a Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, lançou o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento ‘Caracterização Agronômica e Sensorial de Diferentes Genótipos de Bourbon Visando à Produção de Cafés Especiais’.
Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café, do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café. Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.